Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49621

Comparte esta pagina

Título : Avaliação dos efeitos da lectina WSMoL sobre alterações no transporte de Na+ e estresse oxidativo induzida por isquemia-reperfusão em células LLC-PK1
Autor : LIMA FILHO, Manoel Marcelino de
Palabras clave : Rins - Doenças; Células; Lectinas
Fecha de publicación : 17-feb-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIMA FILHO, Manoel Marcelino de. Avaliação dos efeitos da lectina WSMoL sobre alterações no transporte de Na+ e estresse oxidativo induzida por isquemia-reperfusão em células LLC-PK1. 2020. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Fisiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : A lesão renal aguda caracteriza-se pela perda funcional dos rins e está relacionada com eventos como infecção bacteriana, sepse ou processos de isquemia- reperfusão. A produção de espécies reativas do oxigênio (EROs) desempenha um papel-central nos mecanismos fisiopatológicos da LRA, e por isso, o estresse oxidativo representa um importante-alvo terapêutico. O prejuízo da função renal na LRA ocorre, em parte, porque a (Na++K+)ATPase é sensível às EROs. A WSMoL é uma lectina com ação antioxidante que é obtida do extrato aquoso de sementes Moringa oleifera. O objetivo deste trabalho foi investigar os potenciais efeitos terapêuticos da lectina WSMoL sobre as alterações funcionais induzidas pelo processo de hipóxia-reoxigenação em uma linhagem celular do túbulo proximal renal. As células LLC-PK1, que representam uma linhagem de células do túbulo proximal foram mantidas em meio 199 suplementado com 10% de soro bovino fetal (SBF), penicilina (100 U/mL) e estreptomicina (100 μg/mL) sob condições ideais (37oC; 95% de ar, 5% de CO2). A hipóxia foi induzida pela troca do meio de cultura suplementado com 10% de SBF por um meio de cultura sem SBF contendo rotenona (20 M). A reoxigenação foi efetuada pela troca desse meio por meio 199 fresco contendo glicose e 10% de SBF. Na condição de hipóxia-reoxigenação foi observado diminuição da viabilidade celular, elevação da produção de EROs, aumento da atividade da NADPH oxidase e diminuição da atividade da (Na++K+)ATPase. O tratamento das células com a WSMoL preveniu todas essas alterações induzidas pelo processo de hipóxia-reoxigenação. Os mesmos efeitos foram observados na presença da inibição da NADPH oxidase induzida pelo tratamento celular com apocinina. Esses achados demonstram que a WSMoL apresenta efeitos citoprotetores sobre células LLC-PK1 submetidas a hipóxia- reoxigenação. Esses efeitos são mediados por ações antioxidantes que envolvem a inibição da NADPH oxidase.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49621
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Manoel Marcelino de Lima Filho.pdf884,67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons