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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49609
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Título : | A literatura infanto-juvenil e o desenvolvimento do sentimento de pertencimento étnico de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Autor : | SANTANA, Claudenice Maria da Silva SILVA, Natália Gomes da |
Palabras clave : | Sentimento de pertencimento étnico; Identidade; Lei 10.639/03; Literatura |
Fecha de publicación : | 11-nov-2022 |
Resumen : | A população negra brasileira teve, historicamente, sua identidade traçada por marcadores negativos associando-os a sujeitos sem voz, não políticos, marginais, dentre tantos outros estereótipos traçados. Estando inseridas no contexto pedagógico e escolar foi percebido que tais traços distanciam fortemente os sujeitos (criança e adolescentes) negros de sua identidade, negando ou até mesmo desconhecendo da cultura afrobrasileira. A necessidade de uma reeducação de tais conceitos se protagonizam com a implementação da Lei 10.639/03 que é implementada como Política de Ação Afirmativa e dentro dos recursos pedagógicos potencializadores para ressignificar tais conceitos, encontramos na literatura as potencialidades consideradas como necessárias para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento étnico em estudantes do ensino fundamental. Portanto, foi desenvolvida a análise de 2 literaturas objetivando reconhecer nestas seus aspectos qualitativos quanto a representação do sujeito negro. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49609 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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