Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49578

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEANDRO, Danilo de Carvalho-
dc.contributor.authorBANDEIRA, Diedja de Andrade-
dc.date.accessioned2023-04-04T12:39:22Z-
dc.date.available2023-04-04T12:39:22Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Diedja de Andrade. Sequência didática com práticas maker de culinária como recurso facilitador para o ensino de micologia no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49578-
dc.description.abstractA desmotivação dos estudantes é um dos problemas mais recorrentes no ambiente escolar. Sua causa é complexa e multifatorial, acarretando falta de interesse dos alunos nas aulas e consequentemente no processo de aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa desenvolveu uma Sequência Didática (SD) com práticas Maker de culinária para ensino de Micologia para alunos do Ensino Médio, analisando as contribuições dessa SD a partir de pressupostos da educação Maker como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem por investigação. A pesquisa foi de natureza aplicada com abordagem qualitativa, com bases teóricas do ensino por investigação e aprendizagem Maker. O estudo contou com duas etapas principais de coleta e análise de dados, sendo elas a pré-aplicação e a pós-aplicação da SD através de formulários on-line. A realização da presente pesquisa obedeceu aos preceitos éticos, tendo sido aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE. Como resultados, foi possível constatar que, com a aplicação da SD, os alunos se sentiram mais motivados e engajados, permeando momentos onde os alunos puderam expressar sua as competências da BNCC sob uma visão Maker. Observou-se também que a SD favoreceu a alfabetização cientifica através da investigação, correlacionado os saberes do cotidiano com o científico. Diante disso, concluímos que a SD Maker de culinária para ensino de fungos constitui-se como um recurso facilitador para a aprendizagem, cooperando com o protagonismo dos estudantes. Como produto final do Trabalho de conclusão do Mestrado em Ensino de Biologia PROFBIO, foi elaborada um Manual de Práticas Maker de culinária para o Ensino de Fungos, voltada para professores do Ensino Médio, com discrição de atividade investigativa de criadas durante SD, acreditamos que este Manual poderá contribuir para aulas de biologia ajudando o professor a contextualização do conteúdo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMicologiapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleSequência didática com práticas maker de culinária como recurso facilitador para o ensino de micologia no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3417451864874332pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9476883617776726pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxStudent demotivation is one of the most recurrent problems in the school environment. It is cause is complex and multifactorial, resulting in a lack of student interest in classes and consequently in the learning process. Therefore, the present project proposes to develop Didactic Sequences (DS) of Maker cooking practices for teaching Mycology to high school students, analyzing the contributions of this SD from the assumptions of Maker education as a resource that facilitates the teaching process and inquiry learning. The research was applied in nature with a qualitative approach, the theoretical bases of teaching by investigation and Maker learning were used as a basis for the research. The study had two main stages of data collection and analysis, being the pre-application and post-application of DS through online forms. The accomplishment of this research obeyed the ethical precepts, having been approved by the Research Ethics Committee of UFPE. It was possible to verify with the application of the DS that the students felt more motivated and engaged, permeating moments where the students could express their BNCC competences under a Maker vision. It was observed that the didactic sequence favored scientific literacy, correlating everyday and scientific knowledge. given this, the Cooking Maker Didactic Sequence for teaching fungi constitutes a facilitating resource for learning, cooperating with the protagonism of students. As a final product of the Master's thesis in Biology Teaching PROFBIO, a Cooking Maker Practices Manual for Fungi Teaching was prepared, aimed at high school teachers, with discretion of investigative activity created during SD, we believe that this Manual can contribute to biology classes helping the teacher to contextualize the content.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9078215959109870pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Diedja de Andrade Bandeira.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons