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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49557

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Title: QUE CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA INFLUENCIAM EM COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE LAGOA DO CARRO-PE?
Authors: MAIA, Douglas Eduardo Ferreira
Keywords: Aptidão física relacionada à saúde; Contexto escolar; Crianças e adolescentes; Escolares
Issue Date: 22-Nov-2022
Citation: MAIA, Douglas Eduardo Ferreira. QUE CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA INFLUENCIAM EM COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE LAGOA DO CARRO-PE?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Douglas Eduardo Ferreira Maia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Introdução: Aptidão física relacionada à saúde (APFRS) diz respeito às capacidades físicas que estão intimamente relacionadas à saúde das pessoas, incluindo resistência aeróbica, força muscular, flexibilidade e composição corporal. Fatores relacionados ao contexto também têm ganhado destaque na ligação a componentes da APFRS de crianças e adolescentes, especialmente características do contexto escolar, como aspectos de infraestrutura e políticas e práticas relacionadas à adoção de um estilo de vida ativo e saudável. Objetivo: Analisar como as características do contexto escolar afetam a aptidão física relacionada à saúde em crianças e adolescentes de Lagoa do Carro-PE. Procedimentos Metodológicos: Este estudo incluiu uma amostra de 1359 crianças e adolescentes com idade entre 5 e 15 anos do município de Lagoa do Carro-PE. Foram obtidas medidas de aptidão física das baterias FITNESSGRAM e AAHPERD, bem como antropometria e avaliação do ambiente escolar. A análise dos dados contou com estatísticas descritivas e de diferenças entre grupos (Test t e ANOVA One Way), considerando post-hoc de Bonferroni e análise de magnitude do efeito (Cohen’s d e partial eta squared). Resultados: Os resultados revelaram diferenças significativas em todas as características analisadas, indicando que as crianças que frequentam escolas com infraestrutura adequada e práticas que favorecem a atividade física e esportes apresentam desempenho superior nos componentes da APFRS. A magnitude das diferenças foi alta em aspectos que estimulam a prática de atividade física e esportes, como aulas de educação física. Conclusão: Com base nos achados deste estudo, pode-se concluir que as características do ambiente escolar têm potencial para impactar os componentes da APFRS em crianças e adolescentes, especialmente naqueles relacionados à aptidão musculoesquelética. Esses resultados fornecem um indicador para as autoridades responsáveis pela educação avaliarem e melhorarem o ambiente escolar, com o objetivo de promover uma melhoria na APFRS da população alvo deste estudo.
Description: 10,0
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49557
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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