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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49550

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Título: Identificando os instrumentos de avaliação no ensino de física em escolas do agreste pernambucano.
Autor(es): SILVA, João Victor
Palavras-chave: Avaliação; Ensino-aprendizagem; Instrumentos Avaliativos
Data do documento: 17-Mar-2023
Citação: SILVA, João Victor, Identificando os instrumentos de avaliação no ensino de física em escolas do agreste pernambucano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023
Abstract: A prova com questões é talvez o instrumento de avaliação mais comum em quase todas as disciplinas, principalmente as das ciências exatas. O processo de avaliação é fundamental para que o de ensino-aprendizagem possa ter resultados satisfatórios de fato, relacionando o aprendizado do aluno com todo o processo de ensino de conteúdos em sala de aula. Para tanto se faz necessário que o docente tenha ciência das caraterísticas do instrumento que está sendo utilizado para avaliar o aluno, assim como quais os benefícios ou malefícios o instrumento trará no momento da avaliação e em qual momento do processo de ensino-aprendizagem será melhor aplicá-lo. Buscando identificar quais instrumentos avaliativos são mais utilizados no curso de física no ensino médio atualmente, foi desenvolvido o presente trabalho. Com uma visão embasada na importância da diversificação e do entendimento por parte do docente do tipo de instrumento avaliativo que está sendo utilizando, foi desenvolvida um questionário estruturado com um grupo de docentes com formação em licenciatura em física que lecionam no ensino médio. Verificou-se que em sua maioria o instrumento predominante ainda é a prova, e que embora abordem como necessário a utilização de uma gama maior de instrumentos visando a avaliação formativa, não usam essa diversidade atualmente em sala de aula, deixando para segundo plano instrumentos como seminários ou pesquisas individuais ou em grupo, professores e professoras alegam que têm pouco tempo em sala de aula devido ao calendário da secretaria de educação do estado de Pernambuco, esse seria um dos fatores que impede planejar e utilizar maior diversidade de instrumentos e técnicas de avaliação em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49550
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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