Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4955
Título: Photodoc um ambiente para processamento de imagens de documentos adquiridas por câmeras digitais portáteis
Autor(es): de França Pereira e Silva, Gabriel
Palavras-chave: Câmeras digitais; Análise de imagens de documentos; Correção de distorção; OCR
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de França Pereira e Silva, Gabriel; Dueire Lins, Rafael. Photodoc um ambiente para processamento de imagens de documentos adquiridas por câmeras digitais portáteis. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: O uso de câmeras digitais portáteis tornou-se uma alternativa viável para a aquisição de imagens de documentos devido a seu baixo custo, portabilidade e evolução. Essa aplicação não originalmente prevista vem tornando-se corriqueira. Tais dispositivos estão atualmente embarcadas em muitos dos equipamentos portáteis, como telefones celulares, palm tops, e outros dispositivos eletrônicos fáceis de utilizar e transportar, usados diariamente por milhares de pessoas. Devido a este novo uso dado às câmeras digitais, são necessários novos algoritmos capazes de processar essas imagens, melhorando-as e assim possibilitando um acesso regular e eficaz da informação nelas contidas. Uma vez que essas imagens podem apresentar problemas, como perda de foco, distorções de perspectiva, distorções causadas pela lente, bem como bordas mais complexas do que as encontradas em documentos escaneados. Esta dissertação analisa alguns dos fatores influentes na qualidade de documentos digitalizados através do uso de câmeras digitais e apresenta o ambiente PhotoDoc. Esse ambiente foi concebido de forma a ser amigável ao usuário, o qual a partir da interface gráfica do PhotoDoc poderá automaticamente: remover bordas, corrigir perspectiva, buscar por imagens de documentos fotografados, realçá-las, binarizá-las e transcrever estas imagens com o auxílio de ferramentas de OCR (Optical character recognition). Escolheu-se desenvolver o ambiente proposto nesta dissertação na forma de plugin do ImageJ, por se tratar de um software que apresenta uma série de outras funcionalidades para o processamento de imagens. Esse conjunto único de características torna o PhotoDoc uma solução pioneira, pois não existe ferramenta acadêmica ou comercial com tal funcionalidades até a presente data
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4955
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2441_1.pdf18,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.