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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49509

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Título: Semiose e Intersemiose em A pintura em pânico, de Jorge de Lima
Autor(es): SILVA, Luiz Felipe Verçosa da
Palavras-chave: Semiose e Intersemiose; Poesia Visual; Jorge de Lima; A pintura em pânico
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Luiz Felipe Verçosa da. Semiose e Intersemiose em A pintura em pânico, de Jorge de Lima. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente dissertação visa refletir sobre os processos de significação que ocorrem em A pintura em pânico, livro de poemas visuais produzido pelo poeta e artista plástico alagoano Jorge de Lima e publicado em 1943. Com esta pesquisa, desejamos rastrear o lastro dos fenômenos semiológicos emanados na tecitura estética da obra, que em nossa perspectiva, é gerado pelas retomadas semióticas que o autor estabelece com os planos de conteúdo e expressão do surrealismo e na relação intersemiótica produzidas entre as colagens de Jorge de Lima com os versos de Murilo Mendes em seu livro, A poesia em pânico, de 1937. Além dos pontos destacados, pretendemos trazer um novo olhar sobre a concepção gráfica da obra limiana, que, em nossos resultados, se aproxima mais da técnica da colagem e da estrutura da Poesia Visual, do que ao recurso da fotomontagem. Para subsidiar e estimular as nossas discussões, teremos como base o trabalho de Pietroforte (2006, 2021), Jakobson (1970), Paulino (1995), Rodrigues (2010), Silva (2006), entre outros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49509
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

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