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Título : Análise da suscetibilidade à ocorrências de deslizamentos rasos através de modelo matemático em microbacias hidrográficas na formação barreiras, situadas na Zona Norte do Recife-PE
Autor : ANDRADE, Carlla Rafaella Barros de
Palabras clave : Engenharia civil; Caracterização geotécnica; Análise de suscetibilidade; Modelo TRIGRS
Fecha de publicación : 23-feb-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ANDRADE, Carlla Rafaella Barros de. Análise da suscetibilidade à ocorrências de deslizamentos rasos através de modelo matemático em microbacias hidrográficas na formação barreiras, situadas na Zona Norte do Recife-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : A Zona Norte do Recife é bastante conhecida devido à frequente ocorrência de movimentos de massa em meses chuvosos, apresentando vasto histórico de deslizamentos com vítimas fatais, não-fatais e destruição de imóveis ao longo dos anos. As áreas de estudo são duas microbacias hidrográfica (com 0,6 e 0,17 km2) localizadas na Zona Norte da cidade do Recife-PE. Face à vulnerabilidade desse local, o objetivo do presente trabalho é determinar a suscetibilidade à ocorrência de deslizamentos translacionais rasos de duas microbacias hidrográficas, pertencentes à Formação Barreiras, localizadas na Região Norte de Recife-PE, através da aplicação de um modelo matemático de base física (TRIGRS) e analisar o desempenho e a sensibilidade do modelo matemático TRIGRS, com base no registro de ocorrências pela metodologia LRclass.As análises de suscetibilidade foram divididas em dois cenários. Cenário SAT, considerando a infiltração saturada e Cenário NSAT, considerando infiltração não saturada. Para cada cenário foi alterado a profundidade máxima do solo (Zmax), para cálculo a poropressão e do Fator de Segurança (FS), considerando às profundidades de solo de 1, 2 e 3m. Os resultados dos ensaios laboratoriais e de campo revelam que existe paridade desses com os dados de outras pesquisas, fato que pode tornar a modelagem numérica adequada para a previsão de ocorrência de deslizamentos. As análises realizadas com o modelo TRIGRS mostraram que a área classificada como instável (FS ≤ 1) coincidiu com o relevo mais elevado e íngreme das áreas de estudo. A validação das análises de suscetibilidade do Cenário SAT não apresentou diferenças significativas entre as análises do Cenário NSAT. O método de validação LRclass demostrou que o modelo TRIGRS gerou resultados satisfatórios e coerentes com as observações reais, permitindo identificar as áreas mais susceptíveis a deslizamentos rasos translacionais. Para as duas microbacias analisadas os mapas de suscetibilidade gerados para os cenários NSAT para Zmax 2 e 3 metros, foram os mais preciso, entre os cenários modelados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49506
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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