Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49504

Share on

Title: Efeito da aplicação do biochar na retenção e mobilidade do corante vermelho drimaren num solo aluvionar do Alto do Capibaribe
Authors: SILVA, Josielly Braz da
Keywords: Conglomerado (Empresas) – Indústria têxtil; Adsorção; Resíduos industriais - Solos; Capibaribe, Rio, Vale (PE)
Issue Date: 23-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Josielly Braz da. Efeito da aplicação do biochar na retenção e mobilidade do corante vermelho drimaren num solo aluvionar do Alto do Capibaribe. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A região do Alto Capibaribe, localizada no semiárido brasileiro, é caracterizada por baixos índices pluviométricos, períodos prolongados de estiagem e escassas reservas de água superficial, favorecendo a exploração das aluviões de leito seco como forma de suprir a demanda hídrica local. Os municípios que constituem o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco são responsáveis por uma alta carga de despejos de efluentes têxteis nos cursos d`água urbanos, o que eventualmente acarreta a contaminação hídrica e do solo, e a posteriori dos aquíferos localizados nos depósitos aluvionares. Com isso, o biochar produzido a partir da biomassa da casca de café (BC), capaz de reter água e nutrientes, é uma opção de aditivo para melhorar as propriedades adsortivas dos solos aluvionares, e fornecer melhora na capacidade de retenção dos contaminantes têxteis que percolam pelas camadas de solo. Deste modo, este estudo analisou a retenção e mobilidade do Corante Vermelho Drimaren CL-5B, na concentração de 25 mg/L, numa camada de solo aluvionar, com e sem adição de biochar, nas porcentagens de 0,25% e 1,00%, através de ensaios de FTIR, pH em água e em KCl, Ponto de Carga Zero (PCZ), cinética e isoterma de sorção, e, deslocamento miscível em colunas de solo. De acordo com o FTIR o grupo funcional que se sobressai na composição das amostras é o grupo amina, que possui ampla influência na sorção de substâncias. Os ensaios de pH constataram que as amostras adicionadas de 0,25%BC possuem pH em água inferior ao pH do PCZ o que indica que as amostras ficam carregadas positivamente, favorecendo a adsorção de substâncias aniônicas. Para os dados da cinética de sorção o melhor ajuste foi observado para o modelo de segunda ordem, e, os dados isotérmicos para o modelo linear, que corresponde a um processo lento de sorção, e de Freundlich, evidenciando a heterogeneidade das partículas. Para os ensaios em colunas, os dados hidrodispersivos se ajustaram adequadamente aos modelos CDE e CDE-MIM, sendo que o CDE-MIM demonstrou desempenho superior. E os dados de transporte demonstraram a ocorrência de não equilíbrio químico, se ajustando de modo consistente ao modelo de dois sítios de sorção.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49504
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Josielly Braz da Silva.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons