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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49493

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Fatima Maria Leite-
dc.contributor.authorMARQUES, Julia Remigio-
dc.date.accessioned2023-03-27T14:17:07Z-
dc.date.available2023-03-27T14:17:07Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationMARQUES, Julia Remigio. Sentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49493-
dc.description.abstractEsta pesquisa de dissertação, cuja natureza é qualitativa e exploratória, voltou-se à relação psicossocial dos jovens com a arte no contexto de Recife/PE, acrescentando dados ao debate sobre as políticas públicas, em que os jovens sejam os atores centrais. As juventudes foram compreendidas como uma categorial social, constituída histórica e culturalmente, cujas vivências têm caráter heterogêneo e, portanto, os sentidos construídos por eles para significar à realidade são igualmente plurais. A orientação epistemológica da Teoria das Representações Sociais (TRS) permitiu adentrar o campo do simbólico compartilhado acerca da arte pelos jovens integrantes de duas instituições diferentes, ambas situadas em Recife: a primeira, um espaço para vivências relacionadas às artes cênicas; e a segunda, uma instituição com foco em desenvolvimento de lideranças juvenis. Na pesquisa de campo foram escutados 50 jovens voluntários em duas etapas procedimentais, sendo elas: a aplicação de um questionário sociodemográfico em conjunto com o teste de associação livre de palavras - TALP; e a realização de entrevistas semiestruturadas com seis voluntários, os quais haviam participado da primeira etapa da coleta de informações. A decomposição dos dados provenientes do questionário e da TALP teve o auxílio do software Iramuteq e, em relação à análise do conteúdo das falas dos participantes, intencionou-se acessar os núcleos de significação, metodologia proposta por Vygotsky, a fim de compreender a articulação entre características que constituem os sentidos da arte. A interpretação das informações apontou que “expressão” é o núcleo central da representação social de arte para esses jovens, e na TALP foram percebidas duas lentes de ancoragem: expressão criativa e expressão da cultura. Nas entrevistas, a palavra “expressão” esteve içada em dois sentidos diferentes: expressão subjetiva e expressão comunicativa, entretanto, apesar das diferentes ancoragens, seus discursos caracterizam o movimento dialético que interconstitui o sujeito e o social, sendo ambos irredutíveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleSentidos de arte compartilhados por juventudes da cidade do Recife/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7217308276702749pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0484091401612310pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research, whose nature is qualitative and exploratory, turned to the psycho-social relationship of young people with art in the context of Recife / PE, adding data to the debate on public policies, where young people are the central actors. The youths were understood as a social category, historically and culturally constituted, whose experiences are heterogeneous and, therefore, the senses constructed by them to mean reality are also plural. The epistemological orientation of the Theory of Social Representations (TRS) allowed us to enter the field of the symbolic shared about art by the young members of two different institutions, both located in Recife: the first, a space for experiences related to the performing arts; and the second, an institution focused on youth leadership development. In the field research, 50 young volunteers were interviewed in two procedural steps: the application of a sociodemographic questionnaire in conjunction with the free association test; and semi- structured interviews with six volunteers, who had participated in the first stage of information gathering. The data derived from the questionnaire and from the test was supported by the Iramuteq software and, in relation to the analysis of the content of the participants' speeches, it was intended to access the nuclei of meaning, a methodology proposed by Vygotsky, in order to understand the articulation between characteristics that constitute the meanings of art. The interpretation of the information pointed out that "expression" is the central nucleus of the social representation of art for these young people, and were perceived two anchoring lenses: creative expression and expression of culture. In the interviews, the word "expression" was raised in two different senses: subjective expression and communicative expression. However, in spite of the different anchorages, their discourses characterize the dialectical movement that interconstitutes the subject and the social, being both irreducible.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

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