Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/494
Title: Consultoria organizacional : que fatores são responsáveis para que a aprendizagem, na prestação deste serviço, aconteça mais e melhor?
Authors: de Souza Silva Júnior, Antônio
Keywords: Consultoria organizacional;Aprendizagem pela experiência;Reflexão na ação;Aprendizagem construtivista
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Souza Silva Júnior, Antônio; Gilson Gomes Feitosa, Marcos. Consultoria organizacional : que fatores são responsáveis para que a aprendizagem, na prestação deste serviço, aconteça mais e melhor?. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar na prática profissional da consultoria, os fatores críticos de aprendizagem para o sucesso na prestação deste serviço. Foi utilizado como base conceitual para tratar da aprendizagem os estudos de teóricos que consideram este fenômeno como um processo de construção social e de re-significação das experiências passadas. Além da pesquisa bibliográfica foram realizados estudos qualitativos com consultores e clientes que atuam na região metropolitana de Recife-PE, sendo a coleta de dados realizada no período de fevereiro a novembro de 2008 e dividida em duas etapas: entrevistas exploratórias e entrevistas em profundidade. Posteriormente, os dados foram analisados utilizando-se como método principal a análise pragmática da linguagem. Quanto aos resultados pode-se destacar que foram identificados alguns aspectos que interferem na aprendizagem do consultor e do cliente durante a prestação do serviço de consultoria: o consultor precisa ter sensibilidade para entender as regras culturais, a fim de tornar suas ações compatíveis com as expectativas dos indivíduos; é importante que haja um sistema de recompensas que apoie as práticas de aprendizagem; a alta-administração precisa exercer um papel de criação de um clima investigativo, de reflexão sobre as causas dos erros, participar das atividades propostas pelo consultor e criar meios para que o conhecimento gerado seja disseminado; o cliente precisa participar ativamente do processo, e refletir sobre as suas experiências vivenciadas neste; e, também, o consultor deve fazer uma avaliação do serviço prestado, individual ou conjuntamente com o cliente, a fim de perceber os seus erros e aprender com eles
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/494
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1032_1.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.