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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49390
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Title: | O estágio supervisionado no cenário pandêmico: um estudo sobre a experiência dos estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
Authors: | SILVA, Ketheleen Vieira da |
Keywords: | ensino remoto; formação de professores; pandemia; regência |
Issue Date: | 3-Feb-2023 |
Citation: | SILVA, Ketheleen Vieira da. O estágio supervisionado no cenário pandêmico: um estudo sobre a experiência dos estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Sociais - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências dos licenciandos de Ciências Sociais, especificamente durante a realização do componente curricular estágio supervisionado no período pandêmico, dos anos de 2021 e 2022. Os objetivos específicos do estudo, concentraram-se em compreender de que modo as relações estabelecidas entre professores e estagiários, estagiários e alunos no campo escolar e principalmente, licenciandos e ensino remoto foram afetados pela realidade de crise sanitária, analisando o processo de formação dos discentes através dos relatos obtidos nas entrevistas, assim como, de que maneira essas vivências se materializaram diante de um quadro tão adverso e desafiador. Para responder essas questões, a pesquisa consultou revisão de literatura, análise de dados secundários, realização de entrevistas semiestruturadas, aplicação de formulários e registros da etnografia/diários de campo realizados durante o período do estágio supervisionado. Concluiu-se que a pandemia da Covid-19 afetou todo o campo educacional a nível global, consequentemente a organização das instituições de ensino sejam elas públicas ou privadas foram condicionadas a organizarem-se através da modalidade remota emergencial, o que trouxe limitações para as relações estabelecidas entre professores e alunos nos processos de ensino e aprendizagem. Os discentes afirmaram sentir exaustão emocional e física durante a experiência do ensino emergencial remoto, e por consequência dessa realidade somada ainda ao quadro sanitário, não conseguiam ter um aproveitamento acadêmico qualitativo comparado as trocas desenvolvidas no cenário presencial. Os licenciandos também afirmaram ser a ausência de experiência pedagógica articulada a Programas de Incentivo à Docência (PIBID) e Residência os elementos que provocaram maiores desafios em sua formação, o que por consequência enfraqueceu o interesse dos estudantes pela carreira profissional. No entanto, os laços construídos entre estagiários e o campo escolar, assim como, com os docentes supervisores e orientadores de estágio fortaleceram o pertencimento dos licenciandos com a profissão. Os estudantes de licenciatura enfrentaram uma realidade adversa desafiadora durante o desenvolvimento dos estágios, mas em simultâneo foram oportunizados de ter vivências de dentro da profissão, mesmo com lacunas significativas em relação a qualidade da formação de professores. Nesse sentido, é de suma importância pensar os componentes curriculares como o estágio supervisionado, somados ainda aos projetos e Programas de Iniciação à Docência (PIBID), como elementos de sustentação da formação de professores. Pois o modo como esses estudantes são acompanhados durante a graduação, estimulados a experienciar a profissão de dentro das escolas por meio do estágio, influenciam no pertencimento necessário para o fortalecimento da carreira profissional. O que nos leva a pensar que, a formação qualitativa dos estudantes de licenciatura depende de fatores administrativos/institucionais, mas também da forma como esses espaços articulam através da gestão democrática propostas que canalizem as demandas do componente curricular e também da massa de discentes que serão posteriormente futuros professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49390 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Sociais - Licenciatura |
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