Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49376
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Daniel da Rocha | - |
dc.contributor.author | FELIPE, Dayvson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T13:55:57Z | - |
dc.date.available | 2023-03-17T13:55:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49376 | - |
dc.description.abstract | As discussões que permeiam o currículo se estabelecem enquanto fulcrais no processo formativo de professores, é possível estabelecer que o currículo orienta o percurso adotado nas instituições de ensino superior e para além disso, se estabelece enquanto um instrumento político e que exerce determinado poder nas relações de ensino-aprendizagem, compreendendo esse contexto, foi adotado enquanto corpus de análise do estudo o PPC do Curso de Licenciatura em Educação física CCS-UFPE, construído no ano de 2011. Considerando os pontos abordados, o objetivo deste estudo consiste em analisar a estruturação do currículo do curso de licenciatura em Educação Física CCS-UFPE. O estudo possui uma abordagem qualitativa, utilizando enquanto recurso metodológico a análise documental e enquanto método analítico dos dados obtidos a análise textual discursiva (ATD). Através das categorias elencadas para a análise os resultados apontam um currículo pautado em uma perspectiva crítica, democrática, inovadora e humanizada reconhecendo o papel social e potencial transformador da educação física, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo MEC vigentes no período de sua elaboração no que se refere a carga horária; competências docentes e na dinâmica curricular. Por fim é possível concluir que, considerando o lapso temporal de sua elaboração e as diretrizes mais atuais, o currículo se encontra desatualizado e carece de reflexões referente às disciplinas ofertadas considerando as demandas da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a Educação Física. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico | pt_BR |
dc.title | Análise curricular do curso de licenciatura em educação física CCS-UFPE: reflexões sobre o processo formativo de professores | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0579312322117874 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5673831264022461 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The discussions that permeate the curriculum are established as central to the formative process of teachers, it is possible to establishes that the curriculum guides the path adopted in higher education institutions and, in addition, it establishes itself as a political instrument that exerts certain power in relations of teaching-learning, understanding this context, the PPC of the Degree Course in Physical Education CCSUFPE, built in 2011, was adopted as the corpus of analysis of the study. Considering the points discussed, the objective of this study is to analyze the structuring of the curriculum of the degree course in Physical Education CCS-UFPE. The study has a qualitative approach, using document analysis as a methodological resource and discursive textual analysis (DTA) as an analytical method of the data obtained. Through the categories listed for the analysis, the results point to a curriculum based on a critical, democratic, innovative and humanized perspective, recognizing the social role and transforming potential of physical education, adapting the guidelines established by the MEC in force in the period of its elaboration with regard to the workload; teaching skills and curricular dynamics. Finally, it is possible to conclude that, considering the time lapse of its elaboration and the most current guidelines, the curriculum is outdated and lacks reflections regarding the subjects offered considering the demands of the BNCC for Physical Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2243-1157 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Dayvson da silva felipe.pdf | 557,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons