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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49373
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Janssen Felipe da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Andreza Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T11:43:28Z | - |
dc.date.available | 2023-03-17T11:43:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andreza Alves da. Fronteiras da diferença colonial de gênero no currículo vivido por meio da prática docente: um olhar à luz dos estudos pós-coloniais e do feminismo latino-americano. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Perambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49373 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação é fruto da realização da pesquisa de mestrado na linha de pesquisa Educação e Diversidade do curso de Mestrado em Educação Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A investigação parte do pressuposto que o currículo vivido por meio da prática docente pode ser lugar de tensionamentos à colonialidade de gênero, bem como, habitar o espaço fronteiriço entre reproduções e produções de resistências. A partir desses pressupostos, elegemos enquanto questionamento direcionador desse estudo: Como é tratado o gênero no currículo vivido por meio da prática docente? Na busca por responder esse problema de pesquisa, traçamos como objetivo geral: Compreender as formas em que o gênero é tratado no currículo vivido por meio da prática docente. E como objetivos específicos: a) identificar as concepções de gênero dos/as professores/as; b) mapear as formas em que o gênero é tratado no currículo vivido por meio da prática docente. A pesquisa tem como arcabouço teórico as abordagens teórico-metodológicas dos Estudos Pós-Coloniais e Feminismo Latino-Americano que trazem conceituações e defesas que nos permitem partir do lugar das pessoas subjugadas diante do espaço fronteiriço da diferença colonial, elencando suas histórias e resistências, contribuindo para enxergarmos o gênero como categoria de denúncia às opressões, interseccionado a outros marcadores como raça, sexualidade, etc. Tivemos como campo de pesquisa uma escola pública do município de Toritama- PE e como colaboradores/as de pesquisa 9 professores/as. Enquanto instrumentos de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada e os questionários. Quanto à técnica de tratamento das informações fizemos uso da Análise de Conteúdo via análise temática e tivemos como resultados inferências de que as concepções de gênero dos/as docentes encontram-se nas fronteiras da diferença colonial de gênero. Nesse espaço fronteiriço sopram ventos coloniais que marcam as visões sexistas do gênero, bem como, ventos descoloniais, marcando visões do gênero enquanto construção social, categoria de denúncia às opressões. Essas concepções cambiaram nas fronteiras e delinearam práticas docentes sexistas que se aproximam da colonialidade de gênero e práticas com indícios descoloniais. O caminho trilhado nos permitiu compreender os desafios docentes, no trato com as questões de gênero, ligados à formação, entre outros fatores. Nesse tecer, partimos em defesa de uma prática docente dialógica crítico-reflexiva feminista decolonial. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos sociológicos | pt_BR |
dc.subject | Feminismo – América Latina | pt_BR |
dc.title | Fronteiras da diferença colonial de gênero no currículo vivido por meio da prática docente : um olhar à luz dos estudos pós-coloniais e do feminismo latino-americano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9636295683771718 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7400508587983938 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation is the result of a master's research in the research line Education and Diversity of the Master's Degree in Contemporary Education, Postgraduate Program in Contemporary Education, Agreste Academic Center (CAA), Federal University of Pernambuco (UFPE). The research is based on the assumption that the curriculum lived through the teaching practice can be a place of tension with the gender coloniality, as well as inhabit the frontier space between reproductions and productions of resistance. Based on these assumptions, we elected as a guiding question for this study: How is gender dealt with in the curriculum lived through the teaching practice? In the search to answer this research problem, we outlined as a general objective: To understand the ways in which gender is dealt with in the curriculum lived through the teaching practice. And as specific objectives: a) identify the conceptions of gender of the teachers; b) map the ways in which gender is treated in the curriculum lived through the teaching practice. The research has as theoretical framework the theoretical and methodological approaches of Post-Colonial Studies and Latin American Feminism that bring conceptualizations and defenses that allow us to start from the place of subjugated people in front of the frontier space of the colonial difference, listing their histories and resistances, contributing to see the gender as a category of denunciation of oppressions, intersected with other markers such as race, sexuality, etc. We had as field of research a public school in the municipality of Toritama-PE and as research collaborators 9 teachers. As instruments of data collection we used semi-structured interviews and questionnaires. As for the technique of treatment of the information we used the Content Analysis through thematic analysis and we had as results inferences that the conceptions of gender of the teachers are on the borders of the colonial gender difference. In this frontier space blow colonial winds that mark the sexist visions of gender, as well as decolonial winds, marking visions of gender as a social construction, category of denunciation of oppressions. These conceptions have shifted borders and outlined sexist teaching practices that are close to the coloniality of gender and practices with decolonial indications. The path followed allowed us to understand the teachers' challenges in dealing with gender issues, linked to training, among other factors. In this weaving, we start in defense of a decolonial feminist feminist critical-reflexive dialogical teaching practice. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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