Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49365

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, João Pedro Oliveira do-
dc.date.accessioned2023-03-16T15:48:02Z-
dc.date.available2023-03-16T15:48:02Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, João Pedro Oliveira do. O uso de jogos durante o atendimento educacional especializado em estudantes com transtorno do espectro autista (TEA): contribuições à prática pedagógica no ensino da matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49365-
dc.description.abstractA presente pesquisa abordou a temática da importância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objeto pode ser delineado como o uso de jogos durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), como facilitador do ensino Matemático para estudantes com TEA, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A hipótese que ora se apresenta é a de que a experiência com jogos consiste numa prática pedagógica de imensurável contribuição para o ensino da Matemática, que analisamos durante o AEE aplicados aos estudantes com TEA que estão cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental. Sustentamos que o uso de jogos possibilita subsídios para que o professor desenvolva, junto a criança, a autoconfiança, o interesse e a autonomia, estabelecendo uma aprendizagem significativa e, ao mesmo tempo, inovadora. Deste entendimento, propusemos a seguinte questão norteadora: como os professores de AEE elaboram propostas a partir da utilização de jogos, para a inclusão de alunos com TEA, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática? Objetivou-se, com este estudo: identificar quais jogos os professores de AEE trabalham nas SRM, durante o atendimento; caracterizar a mediação da aprendizagem da criança com TEA e sua relação com os conceitos matemáticos a serem apreendidos nas SRM; discutir, no contexto das SRM, as práticas pedagógicas de Educação Matemática, na perspectiva da inclusão escolar do estudante com TEA. Em busca de compreender o panorama das investigações que permeiam o tema da presente pesquisa, definimos a metodologia como Revisão Sistemática da Literatura (RSL), seguindo as orientações dos estudos de Okoli (2019); análise documental e; pesquisa de campo. Nosso recorte se refere ao modo como ocorre o AEE por meio da utilização de jogos, a partir da análise do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, nas SRM. Com abordagem descritiva e qualitativa, a análise e discussão dos dados vale-se do exame criterioso de documentos consistentes acerca da legislação referente à Educação Inclusiva, pertinentes ao desenvolvimento desta pesquisa, além das contribuições teóricas de autores, como Cunha (2012), Orrú (2016), Kishimoto (1992; 2011; 2017), Vygotsky (1989), Kranz (2015, Zabala (2014), entre outros. Frente aos resultados obtidos, constatamos a hipótese supracitada, de que o uso dos jogos surge como fator determinante para uma aprendizagem significativa, nas aulas de Matemática, durante o AEE. Em ampla perspectiva, esta pesquisa busca contribuir com a produção de uma bibliografia pouco abordada nos bancos de dados acadêmicos oficiais, acerca do objeto delimitado, a fim de incentivar a produção de novas pesquisas nesta área, e, assim, romper as amarras que dificultam a prática da Educação Inclusiva de qualidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO uso de jogos durante o atendimento educacional especializado em estudantes com transtorno do espectro autista (TEA): contribuições à prática pedagógica no ensino da matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9158212252566114pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research addressed the theme of the importance of games in the process of teaching and learning mathematics for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The object can be delineated as the use of games during specialized educational care (ESA), in the Multifunctional Resource Rooms (SRM), as a facilitator of mathematical teaching for students with ASD, from the initial years of elementary school.The hypothesis that is presented here is that the experience with games consists of a pedagogical practice of immeasurable contribution to the teaching of Mathematics, which we analyzed during the ESA applied to students with ASD who are attending the initial years of elementary school. We argue that the use of games allows subsidies for the teacher to develop, together with the child, self-confidence, interest and autonomy, establishing a meaningful and, at the same time, innovative learning. From this understanding, we proposed the following guide question: how do ESA teachers develop proposals based on the use of games, for the inclusion of students with ASD, in the process of teaching and learning mathematics? The objective of this study was to identify which games The ESA teachers work in the RMS during the service; to characterize the mediation of the child's learning with ASD and its relationship with the mathematical concepts to be apprehended in THE; discuss, in the context of RMS, the pedagogical practices of Mathematics Education, from the perspective of school inclusion of students with ASD. In order to understand the panorama of the investigations that permeate the theme of the present research, we defined the methodology as Systematic Literature Review (RSL), following the guidelines of the studies of Okoli (2019); documentary analysis and; field research. Our clipping refers to the way the ESA occurs through the use of games, from the analysis of the teaching and learning process of Mathematics, in the RMS. With a descriptive and qualitative approach, the analysis and discussion of the data takes the careful examination of consistent documents on the legislation related to Inclusive Education, relevant to the development of this research, in addition to the theoretical contributions of authors such as Cunha (2012), Orrú (2016), Kishimoto (1992; 2011; 2017), Vygotsky (1989), Kranz (2015, Zabala (2014), among others. In the light of the results obtained, we observed the hypothesis mentioned above, that the use of games appears as a determining factor for a significant learning, in mathematics classes, during the ESA. In a broad perspective, this research seeks to contribute to the production of a bibliography little addressed in the official academic databases, about the delimited object, in order to encourage the production of new research in this area, and thus break the ties that hinder the practice of quality Inclusive Education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO João Pedro Oliveira do Nascimento.pdf892,23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons