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Título : Formação inicial de professores de Geografia diante a pandemia da COVID-19: experiências e significados do PIBID-Geografia UFPE
Autor : LIMA, Marina e Silva
Palabras clave : Ensino de Geografia; PIBID; Covid-19; Desigualdades sociais; Ensino Remoto
Fecha de publicación : 4-nov-2022
Citación : LIMA, M. S. Formação inicial de professores de Geografia diante a pandemia da Covid-19: experiências e significados do PIBID-Geografia UFPE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Em meio às vertentes de pesquisa as quais o ensino de Geografia encontra-se inserido, o processo de formação dos professores que ficam a cargo da transposição didática dessa ciência na educação básica, requer atenção. Como estado da arte da Geografia, sendo o estudo do espaço e suas relações desenvolvidas nele, os docentes que ministram a disciplina devem obter ainda no curso de licenciatura meios e formas de trazer para o chão da sala de aula uma visão crítica e ampla no tocante à espacialidade. Dessa forma, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desde 2007, ano de sua criação, vem desenvolvendo um resultado significativo na aproximação do licenciando com o ambiente escolar, oportunizando aos futuros professores a ação-reflexão-ação das práticas metodológicas voltadas ao ensino de Geografia. Entretanto, com a crise sanitária global ocasionada pelo vírus SARS-COV-2, mais conhecidocomo Covid-19, houve uma adaptação de todo contexto formativo de um programa esquematizado, inicialmente, para o ensino presencial. Essa adversidade proporcionou o fechamento das escolas e isolamento social, dando palco a uma proposta de ensino em cenários de salas de aula virtuais através do Ensino Remoto Emergencial (ERE), como forma de não paralisar as atividades escolares e não prejudicar os estudantes. Nessa perspectiva, o trabalho aqui designado tem como objetivo descrever as vivências experimentadas durante a (re)costura do subprojeto PIBID Geografia/UFPE em um cenário pandêmico, fundamentando os percalços enfrentados no desenvolvimento do Edital n° 6/2020. Para construção da pesquisa, utilizou-se do método descritivo-qualitativo, baseando-se, principalmente, no relato dos conhecimentos adquiridos a partir da iniciação à docência no programa. Atrelado a isso, é possível perceber os pontos positivos voltados ao uso dos recursos tecnológicos na educação e mais precisamente no ensino de Geografia, contudo, também é nítida a desigualdade social aguçada com esse formato de ensino, que engloba não só os estudantes do ensino básico, como estende-se também a realidade dos pibidianos, provocando limitações e desafios aos envolvidos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49355
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

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