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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49296
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | AQUINO, Fabíola Cristina de Oliveira Bento | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Gabriella Lyra Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T16:38:43Z | - |
dc.date.available | 2023-03-08T16:38:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-08 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Gabriella Lyra Rodrigues. Percepção de professores de educação física sobre o conteúdo de promoção à saúde em escolas públicas de municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49296 | - |
dc.description.abstract | Este é um estudo de casos sobre a percepção e aplicação de estratégias de aulas da Educação Física no Ensino Médio a respeito da Promoção à saúde na escola, realizado em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). O embasamento teórico da pesquisa foi essencialmente em livros, algumas revistas/artigos e documentos de lei, os indexadores visitados foram Google acadêmico, Scielo, Periódicos CAPES. Após coleta do referencial teórico houve entrevista de professores da rede pública de ensino a fim de aprofundar a sabedoria acerca do tema escolhido diante do compartilhamento das experiências teórico-práticas desse tema de modo oficial e extraoficial com a comunidade escolar. O método usado para entrevistar os professores foi a aplicação de questionário via Google Forms. Os resultados apontaram a divergência de conceitos, a ausência de registro de escolas no Programa (governamental) Saúde na Escola (PSE), a ausência de estratégias alternativas ao não cadastramento da escola no PSE, apesar da saúde ser um dos objetivos intrínsecos da Educação Física; os impasses com a gestão não esclarecidos em relação à promoção de saúde no âmbito escolar, sugerindo a falta de interesse do próprio corpo docente de Educação Física escolar em promover situações favoráveis ao trabalho de temas transversais inseridos no contexto desse tema mais amplo da promoção à saúde, mas que posteriormente demonstrou ser a dificuldade de enquadrar no pouco tempo disponível às aulas, os trabalhos e/ou estratégias referentes a dinâmicas sobre os temas transversais bem como a apresentação e/ou contextualização de conteúdos teóricos pertinentes à própria disciplina Educação física, tendo sido exposto que a maioria das escolas consideram para a Educação física, apenas a utilização dos espaços de lazer para as aulas (tais como quadras desportivas), como se esquecessem que escola se faz sobre qualquer chão e deixam de aproveitar outros recursos dos quais poderiam beneficiar a aula e os alunos dentre outras observações, além de, em contextualização com os demais argumentos ou documentos, perceber-se a desvalorização da disciplina, o que inclusive faz seus professores cederem seu tempo já curto de aula em favor de outras disciplinas, devido ao tempo de banho dos alunos, quando esse deveria estar incluso a parte, no cronograma geral, do dia letivo do aluno. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | serviços de saúde escolar | pt_BR |
dc.subject | serviços de saúde do adolescente | pt_BR |
dc.title | Percepção de professores de educação física sobre o conteúdo de promoção à saúde em escolas públicas de municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1960680810479007 | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is a case study on the perception and application of Physical Education class strategies in High School regarding Health Promotion at School, carried out in municipalities in the Metropolitan Region of Recife (RMR). The theoretical basis of the research was essentially in books, some magazines/articles and law documents, the indexers visited were Google academic, Scielo, CAPES Periodicals. After collecting the theoretical reference, there was an interview with teachers from the public school system in order to deepen the wisdom about the chosen theme in view of the sharing of theoretical-practical experiences of this theme in an official and unofficial way with the school community. The method used to interview the teachers was the application of a questionnaire via Google Forms. The results showed the divergence of concepts, the absence of school registration in the (governmental) School Health Program (PSE), the absence of alternative strategies to the non-registration of the school in the PSE, despite health being one of the intrinsic objectives of Physical Education; the impasses with management that have not been clarified in relation to health promotion in the school environment, suggesting the lack of interest of the school Physical Education faculty in promoting situations favorable to the work of transversal themes inserted in the context of this broader theme of health promotion, but which later proved to be the difficulty of framing in the short time available to classes, the works and/or strategies referring to dynamics on transversal themes as well as the presentation and/or contextualization of theoretical content relevant to the Physical Education discipline itself, having been exposed that most schools consider for Physical Education, only the use of leisure spaces for classes (such as sports courts), as if they forgot that school is built on any floor and fail to take advantage of other resources that could benefit the class and students among other observations, in addition to, in context with the other arguments documents or documents, the devaluation of the discipline is perceived, which even makes its teachers give up their already short class time in favor of other disciplines, due to the students' bath time, when this should be included separately in the general schedule, of the student's school day. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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