Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49289

Comparte esta pagina

Título : Análise da ação administrativa no fomento à educação empreendedora na formação dos alunos do Centro de Informática da UFPE
Autor : LIMA, Rogério Vieira de
Palabras clave : Gestão pública; Empreendedorismo; Ação administrativa
Fecha de publicación : 29-ago-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIMA, Rogério Vieira de. Análise da ação administrativa no fomento à educação empreendedora na formação dos alunos do Centro de Informática da UFPE. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Este estudo analisa o empreendedorismo e a educação empreendedora no ecossistema do Centro de Informática da UFPE. O objetivo foi avaliar como os gestores do Centro observam os fatos, ações administrativas e estrutura organizacional que promovem uma educação voltada ao empreendedorismo. A abordagem teórica seguiu os preceitos propostos pelo sociólogo Alberto Guerreiro Ramos ao tratar do fato e da ação administrativa. Para estabelecer a conexão com o empreendedorismo e a educação empreendedora, foi verificado se o CIn se enquadra como um centro empreendedor, usando os pilares da Hélice Tríplice de Henry Etzkowitz. Foi verificado se a estrutura do centro fornece aos alunos capacidade crítica e de reflexão sobre problemas sociais e se busca fomentar no discente o espírito empreendedor e inovador. Em seguida, foi traçado o perfil dos seus alunos, com o intuito de confirmar se o projeto adotado pelo CIn fomenta, efetivamente, a educação empreendedora. Por fim, foi realizada uma entrevista como o gestor no período de 2013 a 2021, para analisar a visão da gestão, para identificar como ela enxerga a educação empreendedora, promoção do empreendedorismo por parte do CIn, como a ação administrativa afeta esse ecossistema e quais os impactos dessa metodologia na formação dos alunos e no desenvolvimento econômico e social regional. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é qualitativa e do ponto de vista dos objetivos, se classifica como descritiva. Foram utilizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista e questionário. Os resultados evidenciaram que o CIn é um centro de excelência em educação empreendedora na UFPE, realizando ações que visam o desenvolvimento a longo prazo, permitindo que os resultados positivos sejam obtidos e mantidos de forma perene e sustentável. Por fim, foi identificado que o modelo de educação empreendedora tem sido eficiente, agregando alunos e professores, provocando uma maior integração dos alunos aos seus respectivos cursos e tem aproximado o CIn da sociedade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49289
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rogério Vieira de Lima.pdf2,15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons