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Título : A informação de moda sem gênero no Instagram : o corpo ressignificado através do vestuário
Autor : JUSTO, Iracema Tatiana Ribeiro Leite
Palabras clave : Informação de Moda; Moda sem Gênero; Performatividade; Instagram; Informação Publicitária
Fecha de publicación : 21-dic-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : JUSTO, Iracema Tatiana Ribeiro Leite. A informação de moda sem gênero no Instagram: o corpo ressignificado através do vestuário. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Este estudo teve como principal objetivo entender como a comunicação das marcas ajuda a construir o conceito da moda sem gênero através de suas linguagens visuais e verbais na rede social Instagram. O estudo da informação da moda sem gênero é entendido como um meio para se compreender o campo das representações a partir da linguagem verbal e visual publicitária, tendo como pressuposto de que o design produz modos de expressão, que toda ação da comunicação envolve sujeitos sociais e que a comunicação publicitária e a moda são dois veículos de transferência de significados do produto para os sujeitos. Portanto, nosso embasamento teórico encontra-se nas teorias de gênero e da linguagem. A metodologia utilizada foi desenvolvida a partir da teoria dos atos de fala de Austin (1990) e da análise do discurso de Maingueneau (2011), trazendo as marcas de moda sem gênero como atuantes nas ações performáticas de gênero, embasados na teoria Queer e na performatividade, de modo a promover a reflexão sobre a forma de vestir dos corpos, assim como um lugar de fala e do pensamento de mudança e de resistência. Para tanto, desenvolvemos uma ficha de análise que organizou as informações coletadas a partir da observação da cenografia e ethos discursivo. Nosso corpus foi formado por 195 postagens, que geraram sete (07) categorias e oito (08) funções, que, juntas, compuseram as quatro linhas de significação que responderam à nossa questão de pesquisa: a informação publicitária de moda normaliza as novas concepções de gênero, funcionando como uma pedagogia; a informação publicitária de moda inclui padrões de beleza corporal; a informação publicitária de moda torna o agênero uma terceira existência; e a informação publicitária de moda endossa a binaridade de gênero.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49288
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

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