Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49285

Compartilhe esta página

Título: A expansão das Universidades Federais e o seu posterior desmonte por meio dos cortes orçamentários : uma análise do caso da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): MOURA, Daniel Jorge de Souza
Palavras-chave: Universidades Federais; Cortes orçamentários; Desmonte das universidades
Data do documento: 10-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MOURA, Daniel Jorge de Souza. A expansão das Universidades Federais e o seu posterior desmonte por meio dos cortes orçamentários: uma análise do caso da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta dissertação toma como seu principal tema as políticas de expansão das universidades federais implantadas desde o Governo de Lula e as posteriores restrições orçamentárias impostas, principalmente nos quatro anos de gestão do governo de Bolsonaro. Foi selecionado como base de análise a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O seguinte problema foi desenvolvido ao longo desta pesquisa: Qual foi a situação dos investimentos e, posteriormente, dos cortes orçamentários realizados no âmbito da UFPE, nos períodos dos governos de Lula até Bolsonaro? Assim, investigou a política de expansão das universidades públicas brasileiras, a partir da análise de alguns indicadores educacionais, tais como vagas ofertadas, matrículas, quantitativo de pessoal docente e recursos orçamentários, tomando como referência o período do início do governo de Lula até o fim do mandato de Bolsonaro, e tendo como locus de pesquisa a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especificamente: a) Analisou o desenvolvimento do orçamento da UFPE diante das conjunturas do governo de Lula até o governo de Bolsonaro; b) Examinou os índices educacionais da UFPE desde o período do governo de Lula até o fim do governo de Bolsonaro; c) Justificou a importância da autonomia da universidade pública diante dos conflitos governamentais. Quanto ao método de investigação, desenvolveu pesquisa documental, e quanto aos fins, uma pesquisa descritiva; quanto ao método, adotou a pesquisa o diagnóstico, e quanto à forma de análise dos dados, desenvolveu uma pesquisa de abordagem quantitativa. A pesquisa mostrou dois cenários antagônicos para a UFPE, um período de expansão e interiorização e um de contingenciamento e cortes em suas despesas e ressaltou como políticas governamentais podem afetar substancialmente a essencialidade da educação superior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49285
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Daniel Jorge de Souza Moura.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons