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Título : Processos de construção das práticas de escolarização em Pernambuco, em fins do século XVIII e primeira metade do século XIX
Autor : SILVA, Adriana Maria Paulo da
Palabras clave : História do Brasil – Educação; Pernambuco, Colônia e Império – Ensino público e privado – Primeiras letras; Práticas de escolarização – Público discente e docente – Diversidade étnica e social – Política educacional
Fecha de publicación : 8-feb-2006
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Adriana Maria Paulo da. Processos de construção das práticas de escolarização em Pernambuco, em fins do século XVIII e primeira metade do século XIX. 2006. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumen : O presente trabalho objetivou demonstrar os processos de construção das práticas de escolarização em Pernambuco, entre fins do século XVIII e a primeira metade do século XIX. Fundamentando-se, principalmente nos registros governamentais referentes ao funcionamento, controle e manutenção das práticas públicas de instrução primária de Pernambuco– notadamente nas Séries Instrução Pública; Câmaras Municipais; Registros; Petições e Ordens Régias, sob a guarda do APEJE–; procedeu-se à análise dos processos de montagem e financiamento das aulas públicas de Instrução Primária na Capitania e na Província, enfatizando-se que tais processos– não obstante à experiência colonial e a existência da escravidão–, estiveram sempre na dependência das decisões políticas das elites locais, mesmo posteriormente à Independência, e nunca abrigaram nenhum tipo de interdição legal específica no sentido de impedir o acesso da população livre e pobre, à condição docente e/ou discente. Com relação aos professores públicos e particulares da capitania e da Província, este trabalho demonstrou o quão variadas foram as suas origens, cores, estratégias de atuação, e o quanto eles também participaram dos usos e abusos da escolarização pública, secularmente utilizada como uma arma política nas mãos dos potentados locais. Por fim este trabalho demonstrou ter sido étnica e socialmente diversificado o público que freqüentou os espaços formais de instrução primária, em Pernambuco, na primeira metade do século XIX.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49278
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - História

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