Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4925
Título: Geração automática do código NC para operações de fresamento em 2 ½ eixos
Autor(es): Silva Neves, Eduardo
Palavras-chave: Automação;CAD/CAM;Fresamento;Código NC
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Silva Neves, Eduardo; Christian Guimarâes Santos, Felix. Geração automática do código NC para operações de fresamento em 2 ½ eixos. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: No âmbito deste trabalho foi abordada a problemática da geração automática do código NC para o processo de usinagem por fresamento em 2 ½ eixos. Nele foi desenvolvida uma metodologia que visa auxiliar a obtenção dos parâmetros necessários para a construção do programa de comando numérico (código NC). Esta metodologia propõe desenvolver um sistema de reconhecimento geométrico. O sistema lê arquivos neutros como entrada e traduz a informação em um arquivo de informação de fabricação. A metodologia se divide nas seguintes partes a considerar: 1) Extrações das informações geométricas do CAD; 2) Determinação das seqüências de corte; 3) Otimização dos parâmetros de usinagem e 4) Geração do código NC propriamente dito. A extração das informações geométricas é realizada através de um programa computacional desenvolvido neste trabalho, que captura as informações de dois arquivos neutros em formato IGES, um constituindo a peça bruta e o outro constituindo a peça ser fabricada. A informação geométrica de contorno (B-rep) é então analisada, onde através de processamento, os dados são armazenados em uma estrutura de grafo. Com a estrutura de grafo montada, podem-se obter informações, através das quais o programa fornece com relativa versatilidade as seqüências de operações de corte, que deverão ser executadas para a fabricação da peça. Após o reconhecimento geométrico e o sequenciamento das operações é realizada a otimização das condições de corte e dos percursos das ferramentas para cada operação, os quais são obtidos considerando-se o critério de mínimo tempo total de fabricação por peça, ou seja, critério de máxima produção. O programa computacional, assim, gera automaticamente programas em linguagem de máquina (código NC), para posterior envio a uma máquina CNC. O programa computacional foi desenvolvido por programação orientada a objetos (OOP) e escrito em linguagem C++ tendo como domínio o campo de peças prismáticas de base poligonal que possam ser usinadas em uma fresadora ou centro de usinagem CNC
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4925
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2004_1.pdf3,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.