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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49202

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Título: Ensino emergencial remoto de situações de urgência na comunidade para graduandos de enfermagem no contexto da pandemia Covid-19
Autor(es): BONFIM, Lorena Victória Nóbrega
Palavras-chave: Primeiros Socorros; Ensino Superior; COVID-19; Ensino Online; Enfermagem
Data do documento: 7-Dez-2022
Citação: BONFIM, Lorena Victória Nóbrega. Ensino emergencial remoto de situações de urgência na comunidade para graduandos de enfermagem no contexto da pandemia Covid-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Diante do contexto pandêmico da COVID-19 no ano de 2020 e das medidas sanitárias de isolamento social, mudanças no âmbito da educação foram instituídas para dar seguimento às atividades de escolas e universidades, concorrendo para a adaptação de aulas presenciais para o ensino remoto emergencial. Este estudo teve como objetivo analisar a autoavaliação dos graduandos do curso de Enfermagem sobre o ensino remoto do componente curricular “Enfermagem em Situação de Urgência na Comunidade”. Dessa forma, realizou-se um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, utilizando o critério de saturação teórica. Os dados foram coletados a partir de formulário online respondido por discentes do curso de enfermagem de uma universidade em Recife-PE, nos semestres de 2020 e 2021. A análise do conteúdo seguiu os critérios de composição, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão dos dados. Os resultados foram divididos em cinco categorias, sendo essas: implementação das atividades pedagógicas (metodologia de ensino, conteúdo, material bibliográfico e avaliação); interação com professores e monitores; sentimento dos estudantes quanto à participação; desafios e possibilidades do ensino na modalidade remota; Sugestões de mudanças para o aprimoramento da disciplina. Foi possível identificar nos discursos dos graduandos a necessidade de aulas práticas ou oficinas presenciais, a fim de aperfeiçoar e obter segurança na execução de habilidades técnicas para realização de socorro às vítimas em situações de urgência em ambiente pré-hospitalar. Entretanto, foi enfatizado que as estratégias e abordagem de ensino, mesmo limitadas ao ambiente virtual propiciou um cenário criativo e interativo, potencializador a uma corresponsabilização de docentes, monitores e graduandos com a construção do saber científico com responsabilidade social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49202
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