Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49198

Share on

Title: O papel da nicergolina na cicatrização de córnea em ratos diabéticos
Authors: PORTELA, Amanda Lemos Barros Martins
Keywords: Cicatrização; Diabetes mellitus; Epitélio Corneano; Nicergolina; Neuropatias diabéticas; Complicações do Diabetes
Issue Date: 16-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PORTELA, Amanda Lemos Barros Martins. O papel da nicergolina na cicatrização de córnea em ratos diabéticos. 2020. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A ceratopatia diabética (CD) é uma complicação que acomete as córneas de individuos portadores de diabetes mellitus. Cerca de 70% dos diabeticos sofrem de CD. Algumas drogas possuem a capacidade de estimular a liberação de fatores de crescimento que são essenciais para o processo de cicatrização de feridas. Nesse contexto surge a Nicergolina (NCG) que apresenta amplo mecanismo de ação e propriedades antioxidantes. O presente estudo teve como objetivo investigar se a NCG é capaz de aumentar a taxa de reepitelização de úlceras de córnea (UC) de ratos diabéticos portadores de CD. Foram utilizados quarenta e oito ratos diabéticos randomicamente divididos em 02 grupos: Grupo Nicergolina – animais tratados com NCG (10mg/kg/dia); Grupo Controle – placebo via oral através do método de gavagem, por 15 dias. Assim, uma ferida epitelial da córnea de cerca de 06mm2 de área foi criada nos animais, usando um anel de polimento corneano imediatamente, após o término da intervenção. A comparação da área da ferida corneana entre os grupos foi realizada por meio de fotografias seriadas em distintos intervalos de tempo (0 /12 /24 /48 / 72h), utilizando-se um software de análise de imagens. A probabilidade de reepitelização completa da córnea dentro de 72h foi acessada utilizando-se o teste Kaplan-Meier de análise de sobrevivência log-rank. Análise multivariada foi realizada por meio de regressão de Cox. As análises foram conduzidas usando o SPSS, versão 21 (IBM Corporation, Armonk, NY, USA). Valores de P foram bi-caudais e a significância estatística foi estabelecida em 0.05. Dos 24 animais em cada grupo, 12/24 (50%) do Grupo NCG, e 4/24 (17%) no Grupo Controle mostraram reepitelização completa da córnea dentro de 72h (log-rank = 0.027). A análise da regressão de Cox não mostrou nenhuma influência das covariáveis glicemia (P = 0.601), peso (P = 0.322) e duração do diabetes (P = 0.208) na curva de sobrevivência da variável reepitelização corneana. Diante dos resultados a nicergolina é um provável promotor da cicatrização de úlceras de córnea secundárias a ceratopatia diabética.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49198
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Cirurgia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Amanda Lemos Barros Martins Portela.pdf655,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons