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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49183

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUCIANO, Dilma Tavares-
dc.contributor.authorLINS, Rafael Camelo-
dc.date.accessioned2023-02-24T17:43:27Z-
dc.date.available2023-02-24T17:43:27Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.citationLINS, Rafael Camelo. Um estudo reflexivo da leitura de textos multimodais para o ensino da língua portuguesa do 6o ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49183-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar os aspectos envolvidos na compreensão de gêneros multimodais para o desenvolvimento da competência leitora de estudantes do 6o Ano do Ensino Fundamental. Parte do pressuposto de que o trabalho com gêneros multissemióticos e multimidiáticos em sala de aula no ensino fundamental pode ser enriquecedor, por acreditar que, quando a concepção de língua como ação interlocutiva situada é aceita no processo de ensino-aprendizagem, as práticas de linguagem tornam-se mais contextualizadas e reflexivas, ampliando o foco do trabalho com a leitura em sala de aula, o qual não recairá apenas sobre as atividades cognitivas linguísticas e metalinguísticas, mas sim, paralelamente, as epilinguísticas. É necessário que os estudantes conheçam, se apropriem e sejam capazes de ler (e também de produzirem textos escritos, embora não seja o foco deste trabalho) para o exercício do protagonismo enquanto ser social que utiliza as diferentes linguagens e a língua para a construção dessas relações. Assim, tem como objetivos específicos descrever e analisar os aspectos constitutivos da tessitura de gêneros multimodais como a tirinha, a charge e o infográfico, para então propor algumas atividades de compreensão que possam ser usadas pelo professor em sala de aula, tomando por categorias ordenadoras da proposta os descritores do SAEB e SAEPE, a fim de refletir sobre quais deles já são práticas correntes verificadas no material didático usado pela escola pública de Pernambuco e quais descritores precisam ser trabalhados de maneira mais aprofundada. Por isso, este trabalho diz respeito a uma reflexão sobre a abordagem a nível semântico e pragmático de leitura de textos multimodais, especificamente cartuns, charges, tirinhas e infográficos, na aula de português. O propósito deste trabalho é, pois, apresentar sugestões de atividades de compreensão leitora de textos multimodais para serem trabalhados desde o 6o ano do Ensino Fundamental e tem como base a Matriz de Referência para as habilidades de leitura do SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) e do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). O interesse pelo tema nasceu das vivências em sala de aula, a partir das quais decidimos investigar as estratégias de leitura de textos multimodais presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa, sendo a pergunta norteadora da nossa reflexão o seguinte enunciado: “Como é proposta a compreensão leitora de gêneros de linguagens multimodais e multissemióticos para estudantes do 6o ano e de que maneira as aulas de língua portuguesa podem contribuir para o desenvolvimento da habilidade de leitura desses textos e para a construção da criticidade dos estudantes?”pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompreensão Leitorapt_BR
dc.subjectEstratégias de Leiturapt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectAvaliações Externaspt_BR
dc.titleUm estudo reflexivo da leitura de textos multimodais para o ensino da língua portuguesa do 6o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3152085112646004pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0855171085871723pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThe present essay aims to analyze the aspects involved the understanding of multimodal genres for the development of the reading competence of students of the 6th Year of Elementary School. It assumes that working with multisemiotic and multimedia genres in the elementary school classroom can be enriching, as it believes that when the conception of language as an situated interlocutory action is accepted in the teaching-learning process, language practices become more contextualized and reflective, expanding the focus of the work with reading in the classroom, which will not only belong on linguistic and metalinguistic cognitive activities, but, in parallel, the epilinguistic ones. It is necessary for students to know, to appropriate and be able to read (and also to produce written texts, although it is not the focus of this essay) for the exercise of protagonism as a social being that uses different languages and language for the construction of these relations. Thus, it has as specific objectives to describe and analyze the constitutive aspects of the compostition of multimodal genres such as the comic strip, the cartoon and the infographic, to then propose some comprehension activities that can be used by the teacher in the classroom, taking as ordering categories of the SAEB and SAEPE descriptors are proposed, in order to reflect on which of them are already current practices verified in the teaching material used by public school in Pernambuco and which descriptors need to be worked on in more depth. Therefore, this essay concerns a reflection on the semantic and pragmatic approach of reading multimodal texts, specifically cartoons, comic strips and infographics, in the Portuguese class. The purpose of this essay is, therefore, to present suggestions for reading comprehension activities of multimodal texts to be worked from the 6th year of Elementary School and is based on the Reference Matrix for reading skills of the SAEB (Basic Education Assessment System) and SAEPE (Pernambuco Educational Assessment System). The interest in the subject arose from experiences in the classroom, from which we decided to investigate the strategies of reading multimodal texts present in Portuguese language textbooks, with the guiding question of our reflection being the following statement: “How is proposed the reading comprehension of multimodal and multisemiotic language genres for 6th grade students and in what way can Portuguese language classes contribute to the development of the ability to read these texts and to the construction of students' criticality?”pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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