Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49146
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | GUERREIRO, Fagner Lucas Borba | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T16:01:24Z | - |
dc.date.available | 2023-02-16T16:01:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49146 | - |
dc.description.abstract | Os saberes obtidos durante a formação inicial e, se for do desejo, da formação continuada, vão ser de extrema importância para o docente em sua jornada. Esta pesquisa busca entender quais conhecimentos acadêmicos obtidos durante a formação inicial e após essa, formação continuada, auxiliaram nas aulas referente ao esporte futsal, bem como compreender a importância do processo de interiorização das universidades públicas, pois a pesquisa foi desenvolvida com egressos do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE), que se beneficiaram diretamente desse processo. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo com egressos do CAV-UFPE, onde foram utilizados tanto formulários quanto observações para se ter uma ideia de conhecimentos e experiências que estes egressos obtiveram tanto em sua formação inicial quanto como professores de fato. Ficou claro que existiu certa defasagem na formação inicial pelo fato da grade curricular do curso não possuir a disciplina futsal, porém por meio de vivências, como praticantes prévios, de estudos e de experiências esse fator limitante pôde ser diminuído. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física e treinamento | pt_BR |
dc.subject | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.title | A formação inicial e continuada dos egressos do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Acadêmico da Vitória (CAV-UFPE): influências nas aulas de futsal escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The knowledge obtained during initial training and, if desired, continuing education, will be extremely important for the teacher on their journey, and this research seeks to understand which academic knowledge obtained during initial training and after that, continuing education, helped in the classes related to futsal sport, as well as to understand the importance of the internalization process of public universities, since the research was developed with graduates of the Academic Center of Vitória (CAV-UFPE), who directly benefited from this process. For that, a field research was carried out with alumni of CAV-UFPE, where both forms and observations were used to get an idea of the knowledge and experiences that these alumni obtained both in their initial training and as actual teachers. It was clear that there was a certain lag in the initial training due to the fact that the curriculum of the course did not have the futsal discipline, but through experiences, such as previous practitioners, studies and experiences, this limiting factor could be reduced. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guerreiro, Fagner Lucas Borba.pdf | 501,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons