Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49124

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Andréa Silva-
dc.contributor.authorMONTE, Romildo Silva-
dc.date.accessioned2023-02-14T19:11:29Z-
dc.date.available2023-02-14T19:11:29Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.date.submitted2023-01-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49124-
dc.description.abstractO presente trabalho visa analisar como se deu a avaliação do o eixo de Análise Linguística nas provas do SAEPE em 2021, partindo do que propõe os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa do estado de Pernambuco e dos conceitos alinhados à perspectiva da Linguística Textual. Para tal, na introdução, foi feita uma breve contextualização histórica do surgimento dos primeiros sistemas de avaliação educacional em rede no Brasil, os quais basearam a criação do SAEPE. Após as primeiras apresentações do que se trata o trabalho, discorremos sobre o detalhamento do que é o SAEPE, seu alcance, importância, resultados, limites e possibilidades, bem como seu atributo de política pública e de responsabilização. Abordamos, também, a distinção entre Análise Linguística e Gramática Normativa, apresentando um sucinto percurso do ensino de Gramática Normativa até a introdução da Análise Linguística enquanto um modelo teórico-metodológico que visa uma quebra paradigmática com o ensino tradicional de língua. Para as análises, seguimos uma metodologia de pesquisa exploratória qualitativa documental bibliográfica com base nos documentos supracitados e nos pressupostos de Geraldi (1984; 1997), Koch (1989), Antunes (2014), Bezerra e Reinaldo (2014), Marcuschi (2008), Freitas, Sordi, Malavasi e Freitas (2014), Santos e Silva (2019), Neto (2010) entre outros. Após as análises chegamos à conclusão que a formulação das questões não condiz com o que propõe os documentos oficiais que parametrizam o ensino de Língua Portuguesa, nem com as teorias que se debruçam à Análise Linguística e a partir disso dispunhamos de algumas proposições.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSaepept_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.titleA Análise Linguística na prova do SAEPE de 2021 para a 3º série do ensino médio: apontamentos, lacunas e proposiçõespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze how the evaluation of the Linguistic Analysis axis was carried out in the SAEPE tests in 2021, based on what the Portuguese Language Curriculum Parameters of the state of Pernambuco proposes and the concepts aligned with the perspective of Textual Linguistics. To this end, in the introduction, a brief historical contextualization of the emergence of the first networked educational assessment systems in Brazil was made, which based the creation of the SAEPE. After the first presentations of what the work is about, we discuss the details of what SAEPE is, its scope, importance, results, limits and possibilities, as well as its attribute of public policy and accountability. We also approach the distinction between Linguistic Analysis and Normative Grammar, presenting a succinct route from the teaching of Normative Grammar to the introduction of Linguistic Analysis as a theoretical-methodological model that aims at a paradigmatic break with traditional language teaching. For the analyses, we followed a methodology of exploratory qualitative documentary bibliographic research based on the aforementioned documents and on the assumptions of Geraldi (1984; 1997), Koch (1989), Antunes (2014), Bezerra and Reinaldo (2014), Marcuschi (2008), Freitas; Sordi; Malavasi; Freitas (2014), Santos e Silva (2019) and Neto (2010). After the analysis, we came to the conclusion that the formulation of the questions does not match what the official documents that parameterize the teaching of Portuguese Language propose, nor with the theories that focus on Linguistic Analysis and from that we had some propositions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Romildo Silva Monte.pdf772,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons