Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49106

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXIMENES, Rosana Christine Cavalcanti-
dc.contributor.authorSILVA, Lucas Chalegre da-
dc.date.accessioned2023-02-14T13:33:23Z-
dc.date.available2023-02-14T13:33:23Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49106-
dc.description.abstractO poder da mídia, fortalecido pela sociedade e pela globalização, impõe contradições. Redes sociais, meios de comunicação, internet, cinema e propagandas conduzem tanto ao apelo por hábitos de vida saudáveis e ao culto à beleza quanto ao estímulo do consumo de alimentos extremamente calóricos. O constante crescimento da preocupação por parte da população em relação à melhora da aparência ocorre devido à grande ênfase estabelecida pela mídia de um padrão ideal de imagem corporal. Com isso, a mídia se torna um objeto muito poderoso e de destaque no quesito de promoção a transtornos alimentares e distorção da imagem corporal, pois as pessoas se sentem pressionadas a estarem dentro de um padrão ideal de beleza. Assim, objetivamos avaliar a influência da mídia na insatisfação com a imagem corporal em adolescentes da cidade de Vitória de Santo Antão. Os alunos responderam a questionários auto aplicativos sobre a insatisfação com a imagem corporal, influências da mídia e fatores sociodemográficos. Cento e cinquenta e quatro adolescentes participaram do estudo. Para a análise dos dados foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 13.0 e os dados foram digitados no programa Microsoft Excel 2016. Após análise cerca de 47,36% do sexo masculino apresentaram uma forte influência sobre a mídia, enquanto que no sexo feminino foram 50%. Não foi observada diferença entre os sexos nas médias mensuradas pelo SATAQ-3. Houve uma maior frequência de insatisfação com a imagem corporal nas mulheres (58,33±21,647) do que em homens (54,67±24,136), sendo os dados expressos como mediana e desvio padrão. Após o cruzamento dos dados não houve correlação positiva entre a mídia e a insatisfação com a imagem corporal. Foram utilizados os valores acima da mediana para cada sexo como alta frequência para desenvolver insatisfação com a imagem corporal em padrões expostos pelas mídias. Em adição, números menores em relação a cada mediana encontrada por sexo, como baixa frequência supracitada. Sendo assim, é possível destacar que não houve uma correlação positiva da influência da mídia sobre a insatisfação com a imagem corporal.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInsatisfação corporalpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleAvaliação do impacto das mídias sociais na insatisfação com a imagem corporal em adolescentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3731621037358229pt_BR
dc.description.abstractxThe power of the media, strengthened by society and globalization, imposes contradictions. Social networks, media, internet, cinema and advertisements lead both to the appeal for healthy living habits and to the cult of beauty and to the encouragement of the consumption of extremely caloric foods. The constant growth of concern on the part of the population in relation to the improvement of appearance occurs due to the great emphasis placed by the media on an ideal standard of body image. With this, the media becomes a very powerful and prominent object in terms of promoting eating disorders and body image distortion, as people feel pressured to be within an ideal standard of beauty. Thus, we aim to evaluate the influence of the media on body image dissatisfaction in adolescents from the city of Vitória de Santo Antão. Students answered self-administered questionnaires about body image dissatisfaction, media influences, and sociodemographic factors. One hundred and fifty-four adolescents participated in the study. For data analysis, the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 13.0 was used and the data were entered into the Microsoft Excel 2016 program. After analysis about 47.36% of males had a strong influence on the media, while females were 50%. There was no difference between the sexes in the means measured by the SATAQ-3. There was a higher frequency of dissatisfaction with body image in women (58.33±21.647) than in men (54.67±24.136), with data expressed as median and standard deviation. After crossing the data, there was no positive correlation between the media and dissatisfaction with body image. Values above the median for each sex were used as a high frequency to develop dissatisfaction with body image in patterns exposed by the media. In addition, smaller numbers in relation to each median found by sex, such as the low frequency mentioned above. Therefore, it is possible to highlight that there was no positive correlation between the influence of the media on dissatisfaction with body image.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Lucas Chalegre da.pdf663,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons