Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49073

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de um protótipo didático de motor Stirling gama solar para geração de energia elétrica
Autor(es): MATIAS, Alexandre Kleyton Silva
Palavras-chave: Engenharia mecânica; Motor Stirling; Energia solar; Dish- Stirling; Motor de combustão externa; Coletor solar
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: MATIAS, Alexandre Kleyton Silva. Desenvolvimento de um protótipo didático de motor Stirling gama solar para geração de energia elétrica. 2021. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O estudo e implementação de tecnologias limpas que fornecem energia sem prejudicar o planeta é uma necessidade cada vez mais presente, principalmente quando levada em consideração a finitude dos recursos fósseis. O motor Stirling é um motor de combustão externa que opera com um fluido de trabalho (gás) confinado internamente e possui um ciclo termodinâmico regenerativo fechado pelo qual o gás de trabalho é aquecido e arrefecido alternadamente, provocando expansões e compressões que levam ao deslocamento de pistões. Diversas fontes energéticas podem ser utilizadas neste tipo de motor, inclusive a energia solar. A aliança entre um motor que não emite resíduos com uma fonte energética limpa e abundante, como a solar, se mostra como objeto de estudo de grande interesse no âmbito energético. Motores Stirling que utilizam coletores parabólicos, para captação solar, são conhecidos na literatura como dish-Stirling. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um protótipo didático de um motor Stirling tipo gama com funcionamento a partir da energia solar e utilizando materiais reciclados para converter a energia captada em eletricidade. Os métodos da construção do protótipo foram explanados e o protótipo foi submetido à realização de testes para fundamentar a análise de desempenho do sistema através de medições de temperatura dos componentes, da rotação alcançada pelo volante, balanço energético e, por fim, a eficiência do conjunto. O protótipo conseguiu ser executado e funcionou em testes indoor e em campo e a produção de energia elétrica foi verificada ainda que com um baixo rendimento para o protótipo desenvolvido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49073
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE KLEYTON SILVA MATIAS.pdf3,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons