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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49058
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Título: | A Importância da Educação Ambiental nas aulas de Geografia através do uso da maquete e do jogo como recursos didáticos na Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela, Recife-PE |
Autor(es): | SILVA, Vanessa Pereira Alves da |
Palavras-chave: | Ensino de geografia; Meio ambiente; Maquete; Jogos; Recursos didáticos |
Data do documento: | 3-Nov-2022 |
Citação: | SILVA, Vanessa. A Importância da Educação Ambiental nas aulas de Geografia através do uso da maquete e do jogo como recursos didáticos na Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela, Recife-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Abordar a educação ambiental nas escolas é de suma importância, pois, os alunos podem compreender as discussões acerca dos problemas ambientais, além do mais é no ambiente escolar que acontece a contribuição e a integração dos conhecimentos e sensibilização a essas questões. Com isso, o trabalho se desenvolveu na Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela localizado no bairro do Parnamirim, em Recife-PE, com estudantes das turmas dos 2° e 3° ano do ensino médio no ano de 2022, como objetivo analisar a importância da educação ambiental nas aulas de Geografia a partir do uso de recursos didáticos que auxiliam no ensino aprendizagem. Assim a temática apresentada em aula a partir do uso da maquete, tenha a intenção de despertar o senso crítico e reflexivo dos alunos, para que possam pensar nos problemas ambientais que ocorrem no meio ambiente e consigam adotar ações sustentáveis no cotidiano para tentar reduzir os impactos que algumas atitudes causam na natureza. Mas também, os sensibilizar de forma lúdica, como acontecem a poluição no rio e conscientizar sobre o uso de materiais recicláveis para um novo destino: a reciclagem. A metodologia aplicada teve uma abordagem qualitativa, e como procedimentos, foram adotadas as pesquisas em bibliografias para dar embasamento ao trabalho, a utilização dos recursos didáticos como a maquete e aplicabilidade do jogo e por fim, a aplicação do questionário. Já os resultados alcançados demostram que o uso desses recursos didáticos proporciona aos alunos um ensino de aprendizagem mais significativos e contribuem no aprofundamento do assunto. Assim, os mesmos, se demonstraram em aprender com métodos que fujam do tradicional. Portanto, pode-se concluir que a forma que o tema foi abordado nas aulas de Geografia, fez com que os alunos pudessem refletir e compreender sobre os problemas ambientais de uma forma mais ilustrativa, bem como a participação significativa dos alunos dentro da sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49058 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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