Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49057

Comparte esta pagina

Título : Estudo do esforço cognitivo na comparação entre o método FITradeoff e o procedimento tradeoff
Autor : GÊ, Maria Clara de Oliveira
Palabras clave : Engenharia de produção; Neurociência em decisão; Aspectos comportamentais em decisão; Método FITradeoff; Procedimento tradeoff; Elicitação de preferências; Desenho do SAD
Fecha de publicación : 17-feb-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : GÊ, Maria Clara de Oliveira. Estudo do esforço cognitivo na comparação entre o método FITradeoff e o procedimento tradeoff. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Métodos de apoio à decisão são desenvolvidos para oferecer suporte à resolução de problemas de decisão multicritério, fornecendo uma abordagem estruturada. A implementação desses métodos em um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) auxilia o decisor a resolver problemas decisões pessoais e/ou organizacionais. Durante o processo decisório em um SAD, os aspectos comportamentais podem influenciar tomada de decisão. Nesse contexto, a avaliação destes aspectos têm sido alvo de estudos na área de Neurociência em Decisão. O objetivo deste trabalho é avaliar o esforço cognitivo de decisores ao expressar suas preferências durante o processo decisório com o método FITradeoff em comparação com o procedimento Tradeoff, a partir de resultados gerados por experimentos comportamentais em decisão, onde dados neurofisiológicos foram coletados usando um Eletroencefalograma (EEG). A análise desses dados indica que há uma maior demanda cognitiva do decisor durante a ordenação das constantes de escala dos critérios e da exploração do espaço de consequências ao utilizar o procedimento Tradeoff. Os dados da etapa de elicitação de preferências seguem a mesma direção. Com o estudo comparativo, foi possível observar um decréscimo dos valores de potência cerebral nas bandas de frequência Alpha e Theta quando os decisores realizaram a elicitação de preferências com o método FITradeoff. Esses resultados podem indicar que a elicitação flexível e interativa do método FITradeoff proporcionou uma experiência com menor esforço cognitivo do decisor, quando comparado ao Tradeoff, sugerindo que os decisores demandaram maior engajamento durante o processo decisório. Este estudo tem importante contribuição para o método FITradeoff pois pretende apresentar as diferenças do processamento cognitivo, encorajando ainda mais a utilização do FITradeoff frente ao Tradeoff e/ou métodos com informação completa. Sugestões de contribuições para o analista durante a assessoria ao decisor também são descritas. Dessa forma, a partir do entendimento do processo decisório com o FITradeoff, este método pode ser ainda mais aplicado para a resolução de problemas sociais, ambientais e econômicos de nosso país.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49057
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Clara de Oliveira Gê.pdf1,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons