Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49052
Compartilhe esta página
Título: | Movimentos Sociais Urbanos e Ensino de Geografia : relações entre o associativismo de bairro e a vulnerabilidade social |
Autor(es): | SILVA, Ana Karoline de Carvalho |
Palavras-chave: | Geografia escolar; Associações de bairro; Índice de Vulnerabilidade Social; Contradições socioterritoriais |
Data do documento: | 9-Nov-2022 |
Citação: | SILVA, Ana Karoline de Carvalho. Movimentos Sociais Urbanos e Ensino de Geografia: Relações entre o associativismo de bairro e a vulnerabilidade social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O artigo tem por objetivo explorar no ensino da geografia os aspectos das contradições sociais urbanas por meio das relações entre o associativismo de bairro e a vulnerabilidade social, de modo a contribuir para o desenvolvimento crítico-reflexivo dos/as alunos/as a partir da realidade em que estes sujeitos estão inseridos/as. Para tanto, foi efetuado o levantamento de literatura sobre movimentos sociais urbanos, vulnerabilidade social e ensino de geografia. Em seguida, foram apresentadas a abordagem do associativismo de bairro e da vulnerabilidade social no ensino de Geografia, amparadas pelas normas e referências obrigatórias da educação básica nacional, e as relações encontradas entre a vulnerabilidade social e o associativismo de bairro em Paudalho – PE. Por fim, na conclusão, foram retomadas as principais constatações da pesquisa e suas possibilidades de aplicação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49052 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Karoline de Carvalho Silva.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons