Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49049
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ilana Santos de | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Millena Pereira Camilo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T14:25:21Z | - |
dc.date.available | 2023-02-10T14:25:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Millena Pereira Camilo de. Benefícios da educação física escolar no desenvolvimento motor de crianças de 7 a 10 anos: uma revisão da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49049 | - |
dc.description.abstract | A Educação Física, por se tratar do componente curricular no âmbito escolar que trabalha a cultura corporal de movimento, tanto na teoria quanto na prática, tem se apresentado para muitos estudantes como o único momento para a prática de atividades físicas e aquisição de habilidades motoras, o que tem gerado resultados positivos em diversos aspectos. Sendo assim, o objetivo geral do presente estudo foi conhecer os efeitos da educação física escolar no desenvolvimento motor de crianças de 7 a 10 anos. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: Medline/Pubmed, SciELO e Lilacs. Foi utilizada como estratégia de busca os seguintes descritores: educação física, ensino fundamental, desempenho psicomotor, habilidade motora e criança, em conformidade com os descritores em Ciências da Saúde (DECS). Foram incluídos 12 artigos, os quais compuseram a avaliação qualitativa desta revisão. Pode-se observar que a prática da educação física escolar nas idades iniciais do ensino fundamental, de forma organizada e sistematizada, pode representar a aquisição de habilidades motoras fundamentais e especializadas, impactando positivamente no desenvolvimento motor de crianças dessa faixa etária. Palavras-chaves: educação física, ensino fundamental, desempenho psicomotor, habilidade motora e criança de 7 a 10 anos. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Psicomotor | pt_BR |
dc.subject | Habilidade Motora | pt_BR |
dc.subject | Criança de 7 a 10 Anos | pt_BR |
dc.title | Benefícios da educação física escolar no desenvolvimento motor de crianças de 7 a 10 anos: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3949336251832161 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6890712133003359 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Physical Education, as the curricular component in the school environment that works the body culture of movement, both in theory and practice, has been presented for many students as the only time to practice physical activities and acquire motor skills, which has generated positive results in several aspects. Thus, the general objective of this study was to know the effects of school physical education on the motor development of children aged 7 to 10 years old. The searches were carried out in the following databases: Medline/Pubmed, SciELO, and Lilacs. The following descriptors were used as a search strategy: physical education, elementary school, psychomotor performance, motor skills, and children, in accordance with the descriptors in Health Sciences (DECS). Twelve articles were included, which composed the qualitative evaluation of this review. It can be observed that the practice of school physical education at the early ages of elementary school, in an organized and systematized way, may represent the acquisition of fundamental and specialized motor skills, positively impacting the motor development of children in this age group. Keywords: physical education, elementary school, psychomotor performance, motor skills, and children from 7 to 10 years old. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA_2022_2022.1..pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons