Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48994

Compartilhe esta página

Título: Composição e distribuição de crustáceos bentônicos da plataforma continental (Isóbatas de 5 a 50 m) da Bacia Potiguar-RN, Brasil
Autor(es): XAVIER, Carlos Eduardo Aragão Neves
Palavras-chave: Oceanografia; Macrobentos; Biodiversidade; Decapoda; Carangueijos braquiúros
Data do documento: 10-Set-2021
Citação: XAVIER, Carlos Eduardo Aragão Neves. Composição e distribuição de crustáceos bentônicos da plataforma continental (Isóbatas de 5 a 50 m) da Bacia Potiguar - RN,. 2021. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Oceanografia, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho teve por objetivo caracterizar a fauna de crustáceos da infraordem Brachyura na plataforma continental da Bacia Potiguar, descrevendo sua diversidade e distribuição. As coletas ocorreram em 2009, 2010 e 2014 e os animais foram coletados entre as isóbatas de 5 e 50 m. Um total de 178 exemplares foram coletados, distribuídos em 40 espécies, 31 gêneros e 16 famílias. Foi utilizado PCA, com base em dados abióticospara descrever o padrão de distribuição das características ambientais. A abundância por táxon foi utilizada para calcular Riqueza (S), Abundância Total (N), Riqueza de Margalef (d), Equitabilidade (J’), Diversidade de Shannon (H’) e Diversidade de Simpson (1-λ). O ambiente teve baixa riqueza e diversidade, não havendo diferença significativa dos descritores entre os períodos seco e chuvoso. Não houve espécies dominantes. O padrão de distribuição batimétrica da comunidade foi descrita utilizando MDS, Permanova e CAP, sendo possível identificar a formação de dois grupos: o primeiro formado pelas amostras da isóbata de 20 m e o segundo com as demais amostras. , que foram em seguida verificados através do SIMPER. A estrutura da comunidade apresentou uma grande influência do tipo de substrato na fauna dos braquiúros, com grupos mais abundantes em locais com dominância de sedimentos finos (isóbata de 20 m) e grossos (demais amostras). A área possui baixa riqueza e diversidade, e alta equitatividade de braquiúros, o que indica uma estabilidade ecológica na área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48994
Aparece nas coleções:(TCC) - Oceanografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS EDUARDO ARAGÃO NEVES XAVIER.pdf705,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons