Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4899
Title: A formação de continuada dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio: Um estudo sobre os parâmetros curriculares nacionais PCNS.
Authors: Maria Alencar de Sá, Edna
Keywords: Formação de professores; Currículo; Ensino de línguas; LDB
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria Alencar de Sá, Edna; Maria Da Silva Salsa, Célia. A formação de continuada dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio: Um estudo sobre os parâmetros curriculares nacionais PCNS.. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Este trabalho tem como objeto de estudo a formação continuada dos professores, a partir das referências definidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira PCNs, promovida pela Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco GERE, em Petrolina-PE, no período de 2002 a 2003. Propõe-se a investigar os impactos dos PCNs no processo de formação continuada dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio, em diferentes escolas da rede pública estadual de Petrolina PE. A partir de uma abordagem histórica, o estudo incorpora as contribuições teóricas sobre a formação continuada no Ensino médio, enfatizando a especificidade do ensino de Língua Inglesa, o saber docente e saber da experiência do professor do Ensino Médio. A análise dos dados foi realizada através da análise temática. As informações obtidas através das entrevistas semi-estruturadas, realizadas com professores, coordenadores, responsáveis pelo planejamento e execução das referidas capacitações, revelam que os estudos sistemáticos sobre os PCNs não foram suficientes como referencial para a orientação de sua prática pedagógica no cotidiano escolar. Os dados indicam que os professores reconhecem a importância das capacitações, demonstram vontade de aprender, valorizam a troca de experiências com colegas, no entanto, reivindicam a continuidade das capacitações de Língua Estrangeira, considerando as especificidades da Língua. Por fim, a investigação revela que faltam ações sistemáticas de políticas de capacitação que viabilizem as condições necessárias para a formação docente no âmbito geral e na unidade escolar, através do projeto político-pedagógico. Assim, a temática torna-se relevante na medida em que poderá contribuir para o debate sobre a formulação/implementação de políticas educacionais, que têm em vista a melhoria da qualidade do ensino
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4899
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo9549_1.pdf672.36 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.