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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48983

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHENRIQUE, Rafael dos Santos-
dc.contributor.authorSOUTO MAIOR, Eduardo Magalhães-
dc.date.accessioned2023-02-08T15:36:24Z-
dc.date.available2023-02-08T15:36:24Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-12-10-
dc.identifier.citationSOUTO MAIOR, Eduardo Magalhães. Impacto da pandemia na quantidade de gols na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48983-
dc.description.abstractOBJETIVO: Avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 na quantidade de gols feitos (GF) e gols sofridos (GS) em equipes de diferentes níveis competitivos. MÉTODOS: O número de gols sofridos por rodada foram exportados da plataforma InStat. no formato de planilha, foram coletados os dados das temporadas 2019, 2020 e 2021 do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A. Os integrantes de cada grupo foram definidos com base na classificação final em cada uma das temporadas: Grupo 1 “G1” (1º ao 5º), Grupo 2 “G2” (6º ao 10º), Grupo 3 “G3” (11º ao 15º) e Grupo 4 “G4” (16º ao 20º). Diferenças na quantidade de GF e GS entre os grupos e entre as temporadas foram observadas por meio da ANCOVA Two-Way, considerando o local de partida e o grupo ao qual o adversário pertence como covariáveis e o valor p<0,05 como significativo. RESULTADOS: Através dos resultados da ANCOVA foi possível observar efeito principal de grupos (p= <,001) e temporadas (p= 0,038), porém, não foi observado efeito de interação entre as variáveis (p= 0,158) para a variável de GF. Para a variável de GS, houve efeito principal de grupos (p= <,001) e temporadas (p= 0,044), efeito de interação entre as variáveis não foram observados. Através do Post Hoc foi possível identificar que tanto para a variável GF e GS que existiu diferenças significativas entre as temporadas 2020 e 2021 (DM = 0,14), a temporada 2019 não apresentou diferenças significativas com as temporadas 2020 e 2021. Para as diferenças entre os grupos, foram observadas diferenças significativas entre o G1 e os demais grupos (DM = 0,42 [G2] – 0,53 [G3] – 0,74 [G4]), entre o G2 e o G4 (DM = 0,32) e o G3 e o G4 (DM = 0,21) para a variável GF. Não foram observadas diferenças significativas entre o G2 e o G3. Para a variável GS existiram diferenças significativas entre o G1 e os G3 e G4 (DM = -0,17 [G3] – -0,37 [G4]), entre o G2 e o G4 (DM = -0,30) e entre o G3 e o G4 (DM = -0,19). Não foram observadas diferenças significativas entre o G2 e os G1 e G3. CONCLUSÃO: As alterações que ocorreram no calendário em decorrência da pandemia de COVID-19 contribuíram para um cenário não propício para o desenvolvimento físico dos atletas. Desse modo, esse contexto parece contribuir de forma negativa sobre a média de GF independente do nível competitivo das equipes.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectAptidão Físicapt_BR
dc.titleImpacto da pandemia na quantidade de gols na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6571838770215943pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1308420348718829pt_BR
dc.description.abstractxOBJECTIVE: To assess the impact of the COVID-19 pandemic on the number of goals scored (GF) and goals conceded (GS) in teams of different competitive levels. METHODS: The number of goals conceded per round were exported from the InStat. platform in spreadsheet format, data were collected from the 2019, 2020 and 2021 seasons of the Campeonato Brasileiro de Futebol Série A. The members of each group were defined based on the final classification in each of the seasons: Group 1 "G1" (1st to 5th), Group 2 “G2” (6th to 10th), Group 3 “G3” (11th to 15th) and Group 4 “G4” (16th to 20th). Differences in the amount of GF and GS between groups and between seasons were observed using the Two-Way ANCOVA, considering the starting place and the group to which the opponent belongs as covariates and the value p<0.05 as significant. RESULTS: Through the ANCOVA results, it was possible to observe the main effect of groups (p= <.001) and seasons (p= 0.038), however, no interaction effect was observed between the variables (p= 0.158) for the FG variable. For the GS variable, there was a main effect of groups (p= <.001) and seasons (p= 0.044), but the interaction effect between the variables was not observed. Through Post Hoc it was possible to identify that for both the GF and GS variable that there were significant differences between the 2020 and 2021 seasons (DM = 0.14), the 2019 season did not show significant differences with the 2020 and 2021 seasons. Between groups, significant differences were observed between G1 and the other groups (MD = 0.42 [G2] - 0.53 [G3] - 0.74 [G4]), between G2 and G4 (MD = 0 .32) and G3 and G4 (DM = 0.21) for the variable GF. No significant differences were observed between G2 and G3. For the variable GS, there were significant differences between G1 and G3 and G4 (MD = -0.17 [G3] - -0.37 [G4]), between G2 and G4 (MD = -0.30) and between G3 and G4 (MD = -0.19). No significant differences were observed between G2 and G1 and G3. CONCLUSION: The changes that occurred in the calendar as a result of the COVID-19 pandemic contributed to a scenario not conducive to the physical development of athletes. Thus, this context seems to contribute negatively to the FG average regardless of the teams' competitive level.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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