Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4897
Título: Saberes docentes em provas de concursos públicos para professor de língua portuguesa
Autor(es): Maria Lidington Lins, Betânia
Palavras-chave: Formação docente; Concurso público; Professor de língua portuguesa; Documentos oficiais
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Lidington Lins, Betânia; Emília Lins e Silva, Maria. Saberes docentes em provas de concursos públicos para professor de língua portuguesa. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral analisar as provas objetivas dos dois últimos concursos públicos promovidos pelo Governo de Pernambuco para professor de Língua Portuguesa, realizados em abril e novembro/2008, identificando os conteúdos abordados nas provas e a relação deles com os conhecimentos oriundos da formação inicial dos licenciandos de Letras apresentados em documentos oficiais, a saber, Lei nº 9.394/1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Letras (DCN/Letras), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (DCN/Formação de Professores para a Educação Básica), dentre outros, bem como destacaremos os formatos das questões de múltipla escolha apresentados nas provas e os índices de acertos e erros no desempenho dos candidatos nas provas do concurso de novembro/2008, nas questões em que eles apresentaram melhor e pior desempenho, cruzando os dados estatísticos com a análise qualitativa. Nosso corpus de análise foram as 100 questões das provas, sendo 30 de Conhecimentos Pedagógicos e 30 de Conhecimentos Específicos do concurso de abril/2008, e dez de Conhecimentos Pedagógicos e 30 de Conhecimentos Específicos do concurso de novembro/2008. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com interface quantitativa, de natureza documental. Como resultado, constatamos que, dos conteúdos abordados nas provas de Conhecimentos Pedagógicos, os referentes à Avaliação da Aprendizagem, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e Projeto Político-Pedagógico da Escola foram contemplados em documentos oficiais, apresentando certa relação com as questões abordadas nas provas, bem como os conteúdos das dimensões linguística, interpretativa, literária e gramatical das provas de Conhecimentos Específicos; os formatos de questão objetiva de múltipla escolha que mais sobressaíram nas provas foram os de afirmação incompleta em Conhecimentos Pedagógicos e o de interpretação em Conhecimentos Específicos; os candidatos apresentaram melhor desempenho nas questões cujos conteúdos foram contextualizados com a reflexão sobre a prática docente, e nas questões com os formatos de afirmação incompleta e resposta múltipla; e pior desempenho, nas questões que apresentaram conteúdos com caráter conceitual, teórico ou de memorização, sem relação com a teoria-prática, nos formatos de resposta múltipla e interpretação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4897
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo9455_1.pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.