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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Glenda Gomes-
dc.contributor.authorAMORIM, Cíntia Raquel Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-02-03T11:26:31Z-
dc.date.available2023-02-03T11:26:31Z-
dc.date.issued2010-06-14-
dc.date.submitted2023-02-02-
dc.identifier.citationAMORIM, Cíntia Raquel Ferreira de. A sustentabilidade e o design emocional: um novo olhar sobre o desenvolvimento de produtos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48935-
dc.description.abstractDiante da atual conjuntura de catástrofes ambientais e sociais, diversas áreas do conhecimento, mídias, política, entre outros meios formadores de opinião, vêm associando tais consequências à necessidade de mudança no modo de vida da sociedade para uma transição em busca da sustentabilidade. Corroborando com tal ideia, projetos de produtos que primam em seus conceitos de criação, laços afetivos adquiridos pelos seres humanos com artefatos, tendem a estimular como defende Jordan (2000), um consumo mais duradouro. Com base nesse contexto, a presente pesquisa visa propor recomendações para o desenvolvimento de produtos a partir da relação entre a sustentabilidade e o design emocional. Para tanto, foi realizado um recorte da teoria de Jordan (2000) sobre prazeres do design emocional, encontrando nos prazeres social e ideológico uma adequação aos objetivos deste estudo. Utilizando uma abordagem dedutiva foi possível analisar as duas teorias, aprofundadas por meio da aplicação dos métodos de procedimento funcionalista e estruturalista, respectivamente. Estes permitiram compreender as funções dos prazeres para relacioná-los diretamente aos três aspectos da sustentabilidade (social, econômico e ambiental), resultando, dessa forma, em um novo conhecimento que integra aspectos de ambas as teorias, ou seja, recomendações que aliam o design emocional à sustentabilidade.pt_BR
dc.format.extent95p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.titleA sustentabilidade e o design emocional: um novo olhar sobre o desenvolvimento de produtos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8429701575510129pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3427828398620969pt_BR
dc.description.abstractxGiven the current situation of environmental and social disasters, several areas of knowledge, media, politics, media and other opinion makers, have associated these consequences, the need for change in lifestyle to a transitional society in search of sustainability. Corroborating this idea, product designs that excel in their concepts of creation, loving bonds acquired by humans with artifacts, as advocates tend to encourage Jordan (2000), making consumption more sustainable. Within this context, this research aims to propose recommendations for the development of products from the relationship between sustainability and emotional design. For this, we made a cut of the theory of Jordan (2000) on the pleasures of emotional design, finding pleasure in a social and ideological suitability for purposes of this study. Using a deductive approach to parse the two theories, deepened by applying the methods of structuralist and functionalist procedure, respectively. These allowed us to understand the functions of the pleasures to relate them directly to the three aspects of sustainability (social, economic and environmental), resulting thus in a new knowledge that integrates aspects of both theories, or recommendations that combine design emotional sustainability.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrialpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

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