Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48919

Compartilhe esta página

Título: “Aprendendo sobre Autocuidado”: tecnologia educacional para as adolescentes com deficiência intelectual
Autor(es): SILVA, Laryssa Celly Rodrigues da
Palavras-chave: autocuidado; educação sexual; deficiência intelectual; adolescentes; tecnologia educacional; terapia ocupacional
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: SILVA, Laryssa Celly Rodrigues da. “Aprendendo sobre Autocuidado”: tecnologia educacional para as adolescentes com deficiência intelectual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Adolescentes com deficiência intelectual enfrentam entraves para o desempenho de suas ocupações cotidianas, inclusive, as atividades de autocuidado. A falta de instrução e de empoderamento influenciam no exercício pleno da autonomia, autogerenciamento das atividades cotidianas e participação social. Através da análise de dados confirmou-se a carência de materiais e a necessidade de trabalhar temáticas de educação sexual como o autocuidado para esse público. Diante disso, o objetivo do estudo foi desenvolver uma tecnologia educacional sobre autocuidado para adolescentes com deficiência intelectual. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com caráter exploratório e descritivo, e abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da tecnologia educacional, analisou-se dados secundários de uma pesquisa primária, advindos de grupos focais com esse público, seus pais e profissionais que lhes prestam assistência tendo-se como resultado o direcionamento do material para o autocuidado. Seguiu-se o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos (GODP) para a criação da tecnologia educacional, composta por livro interativo, com linguagem simples, imagens e histórias realistas e problematizadoras, com foco em autocuidado, além de dois bonecos sexuados com acessórios de higiene. O material poderá ser utilizado nos diversos ambientes de cuidado das adolescentes, domiciliar, educacional e da saúde. Compreende-se a relevância do desenvolvimento de um material com essa temática para adolescentes com deficiência intelectual a partir de demandas trazidas diretamente por elas. Ressalta-se a necessidade de dar segmento ao desenvolvimento do material, buscando a validação junto ao público-alvo e especialistas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48919
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laryssa Celly Rodrigues da Silva.docx.pdf4,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons