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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48885
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Title: | Validação de uma tecnologia educacional baseada em gamificação para o enfrentamento de arboviroses no ensino médio |
Authors: | MELO, Chardsonclesia Maria Correia da Silva |
Keywords: | Infecções por Arbovirus; Saúde do Adolescente; Educação em Saúde |
Issue Date: | 26-Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MELO, Chardsonclesia Maria Correia da Silva. Validação de uma tecnologia educacional baseada em gamificação para o enfrentamento de arboviroses no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Ao constituírem desafios para o cenário epidemiológico brasileiro, a dengue, a chikungunya, a febre amarela e a zika são constantemente classificadas como ameaças para a saúde pública. Mesmo após todas as campanhas de conscientização sobre as arboviroses, o cenário epidemiológico brasileiro permanece comprometido, frente à prevalência dos ciclos de epidemias em quase todo território nacional. Historicamente, o Brasil tem investido em diferentes estratégias de combate ao vetor, baseadas em modelos tradicionais que têm se mostrado pouco eficientes, uma vez que não promovem o necessário engajamento da população. Ademais, as ações de educação em saúde vêm ganhando mais destaque quando utilizadas como uma estratégia de produção e promoção da saúde, principalmente quando atreladas ao uso de tecnologias, possibilitando um maior alcance às necessidades do indivíduo. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) têm se firmado como ferramentas promissoras na implementação de práticas inovadoras, que buscam o empoderamento do público jovem através da aprendizagem móvel. No Brasil, nos dias atuais, a aprendizagem móvel tem utilizado dispositivos celulares para a promoção de intervenções educativas, principalmente voltada para o público jovem que tem estes dispositivos na sua preferência de conectividade. Através do uso de gamificação e atividades lúdicas, o público adolescente pode ser motivado a empregar práticas protetivas e também disseminá-las no seu ambiente familiar. O objetivo desse estudo é validar a tecnologia educacional, denominada Arboedu, composta pelo aplicativo móvel, a Plataforma web e o Guia do Professor, como um recurso com potencial de promover mudanças de práticas na prevenção de arboviroses no estudante do ensino médio, na perspectiva de profissionais de saúde e de educação. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico com ênfase na validação de tecnologia educacional, através da abordagem quantitativa. O Arboedu foi avaliado por um painel de 25 juízes (dez do perfil saúde e 15 do perfil educação), convidados por conveniência e captados por amostragem em “bola de neve”, considerando sua experiência e qualificação. Os dados provenientes do questionário foram analisados utilizando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que indica em que medida as opiniões dos sujeitos das amostras são congruentes. Adotou-se um ponto de corte de 80% (0,80) de concordância como padrão para estabelecer a excelência da validade em todos os domínios analisados (Objetivos, Apresentação e Amigabilidade, Conteúdo, Relevância, e Alcance dos Pressupostos Pedagógicos). O Arboedu alcançou um índice de Concordância Geral de 99% (0,99), com o menor IVC-I igual a 0,90 entre os dois perfis, conferindo adequação como uma tecnologia educacional em conformidade com os princípios para os quais foi desenvolvida. As sugestões de melhoria para a tecnologia educacional foram obtidas dos juízes, através de textos abertos, que foram agrupados quanto aos domínios, e discutidos visando o aperfeiçoamento da tecnologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48885 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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