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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48879

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Título: Professor, me dê um ponto!? : uma análise da retenção e evasão como consequência das estratégias usadas pelas instituições de ensino superior na busca por melhor desempenho
Autor(es): OLIVEIRA, João Carlos Fernandes de
Palavras-chave: Ensino superior; Modelos multiníveis (Estatísticas); Evasão universitária; Desempenho – Estudantes universitários
Data do documento: 30-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, João Carlos Fernandes de. Professor, me dê um ponto!?: uma análise da retenção e evasão como consequência das estratégias usadas pelas instituições de ensino superior na busca por melhor desempenho. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Com a expansão do ensino superior no Brasil a partir da implementação do Reuni, demandou-se por investigação sobre o efeito do crescimento do número de vagas em universidades federais sobre o desempenho do aprendizado e a permanência destes universitários. A investigação almeja observar o efeito de variáveis acadêmicas, como a reprovação, e consequentemente a evasão e retenção das turmas, sobre o desempenho na prova de conhecimentos específicos do Enade 2018 para as turmas de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas através. Através da teoria dos jogos, chegou-se a um modelo chamado Dilema do Ensino Superior, em que as Instituições de Ensino Superior demonstraram usar a reprovação como estratégia de melhoria do desempenho e seleção dos estudantes que em tempo hábil teriam um desempenho satisfatório. Para atingir esses objetivos, usou-se análise descritiva, Mínimos Quadrados Ordinários e Modelos Multinível com os dados do Censo do Ensino Superior e do microdados do Enade 2018. Os resultados dos modelos apontaram que turmas com maiores taxas de estudantes ultrapassaram o tempo projetado de curso também apresentaram melhor desempenho, enquanto a reprovação no começo do curso e a evasão influenciavam negativamente na nota.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48879
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

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