Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48876

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Rosângela Tenório de-
dc.contributor.authorCAMILO, Marcilene Santana da Silva-
dc.date.accessioned2023-01-31T16:49:08Z-
dc.date.available2023-01-31T16:49:08Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationCAMILO, Marcilene Santana da Silva. A revista Nova Escola: uma pedagogia cultural na formação continuada de professores/as das classes multisseriadas do campo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48876-
dc.descriptionCAMILO, Marcilene Santana da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Marcilene Santana da.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação produzida no Núcleo de Formação de Professores/as e Práticas Pedagógicas, do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, tem como objeto teórico de estudo a formação continuada de professores/as das classes multisseriadas do campo, no discurso midiático da Revista Nova Escola. Consideramos que para além das formações continuadas, ofertadas por meio de programas municipais de educação, estaduais ou nacionais, a mídia também se apresenta como um elemento formativo. Há que se reconhecer a necessária análise dos enunciados que estão disponibilizados e postos em circulação pelas mídias e que chegam nas classes multisseriadas sobre como deve ser a Educação do Campo. O objetivo geral da pesquisa é compreender como os discursos veiculados pela Revista Nova Escola sobre a Educação do Campo estão implicados na formação continuada de professores/as das classes multisseriadas do campo, e como objetivos específicos: identificar nos enunciados da Revista Nova Escola os temas/problemas da Educação do Campo; analisar como nos enunciados da Revista Nova Escola os saberes da cultura campesina são abordados; identificar e registrar a partir da análise da coexistência discursiva as dinâmicas de poder envolvidas nos enunciados sobre campo, Educação do Campo, professor/a e escola. A abordagem qualitativa da pesquisa tem como estratégia analítica o uso de elementos da Análise Cultural e da Análise do Discurso de inspiração foucaultiana, sob as quais analisamos imagens e textos em sua função enunciativa e nos aspectos da posição dos/as sujeitos/as. O corpus analítico foi composto pelos enunciados presentes na Revista Nova Escola no período de 2013 a 2019, totalizando 15 enunciados. A análise do nosso corpus nos permitiu perceber, que interdiscursivamente, a Revista Nova Escola implica na formação continuada dos/as professores/as das classes multisseriadas do campo, uma vez que aborda saberes referentes à cultura campesina, destaca a interligação entre os saberes culturais e curriculares, ao mesmo tempo, hierarquiza cidade/campo, instala a dúvida em torno da capacidade cognitiva dos sujeitos do campo, cria um padrão de referência de prática pedagógica através de “dicas/aconselhamento” e da premiação do/a professor/a modelo, posicionando o tipo de professor/a para as classes multisseriadas do campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectRevista nova escolapt_BR
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.titleA revista Nova Escola : uma pedagogia cultural na formação continuada de professores/as das classes multisseriadas do campopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1956536133473932pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9030367663083004pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present master’s thesis produced at the Center for Teacher Training and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pernambuco has as its theoretical object of study the continuing education of teachers from multi-grade rural classes in a media discourse of the Nova Escola Magazine. We consider that in addition to continuing education offered through municipal, state, or national education programs, the media is also a formative element. Therefore, it should be recognized the necessity of analyzing the statements made available and put into circulation by the media that arrive in multi-grade classes regarding how Rural Education should be. The general goal of the present research is to understand how the discourses conveyed by the Nova Escola Magazine on Rural Education are involved in the continuous training of teachers of the multi-grade classes in the countryside. The specific goals are as follows: to identify the Nova Escola Magazine articles that regard the themes/problems of Rural Education; to analyze how Nova Escola Magazine’s statements address the knowledge of peasant culture; to identify and to register from the analysis of discursive coexistence the power dynamics involved in statements regarding the countryside, Rural Education, teacher, and school. This research is grounded in a qualitative approach. The analytical strategy involves elements of Cultural Analysis and Discourse Analysis of Foucauldian inspiration. As such, we analyze images and texts in their enunciative function and the aspects of the subject’s position. The analytical corpus consisted of statements published by Nova Escola Magazine from 2013 to 2019, totaling 15 statements. The analysis of our corpus allowed us to perceive that the Nova Escola Magazine implies the continued education of teachers from multi-grade rural classes interdiscursively. It addresses peasant culture and stresses the interconnection between cultural knowledge and curriculum. At the same time, it hierarchizes city/countryside, makes us doubt the cognitive capacity of rural students, and creates a reference standard for pedagogical practice through “tips/counseling” and the award of the model teacher, positioning the type of teacher for the multi-grade classes in the countryside.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcilene Santana da Silva Camilo.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons