Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48836

Comparte esta pagina

Título : A vida em desordem: proposta de um livro paradidático para o ensino dos problemas ambientais
Autor : SILVA, Thalia Carolina Gomes da
Palabras clave : Pessoa com deficiência; Inclusão social; Educação ambiental; Biologia – estudo e ensino
Fecha de publicación : 12-may-2022
Resumen : Os livros paradidáticos estão cada vez mais sendo utilizados e recomendados para o ensino de diversos conteúdos, pois os mesmos conseguem facilitar o processo de ensino-aprendizagem traduzindo de forma concisa e dinâmica assuntos que muitas vezes não são abordados nos livros didáticos. Através deles é possível contextualizar o conteúdo, tornando-o mais significativo aos estudantes; sendo um bom recurso para ser utilizado na Educação Ambiental (EA), tendo em vista que a EA é designada como um eixo transversal. E nesse sentido da EA como algo transversal, torna-se importante que seus conteúdos, tanto conceituais como os atitudinais, sejam trabalhados de maneira a englobar situações do dia a dia dos alunos. Concomitantemente a essas discussões, diversos trabalhos são executados visando a inclusão de pessoas com deficiência em sala de aula; tendo em vista que essas ações precisam ser postas em prática em caráter de urgência já que a escola deve ser vista como um local inclusivo e acolhedor. Dessa maneira a tradução de livros escritos para audiolivros apresenta-se como uma boa forma de seguir o caminho em direção a essa inclusão. Observando-se a importância e as novas perspectivas que se abrem com o uso dos livros paradidáticos e a evidente importância de materiais inclusivos, o presente trabalho visou construir a proposta de um livro paradidático que aborda a temática ambiental, focado no que a ação antrópica inflige sob o ambiente, o qual foi narrado para uma versão de audiolivro. Para isso, foi executada uma revisão bibliográfica para ser formada a base para a construção do livro, onde foram lidos diversos artigos e livros pesquisados nas plataformas Capes e Google acadêmico, publicados nos últimos 15 anos, os quais tratavam da problemática ambiental e foram utilizadas como palavras-chave: impactos antrópicos, desmatamento, poluição, ambiente recifal e impactos, floresta atlântica e impactos, manguezal e impactos; as informações contidas nos mesmos foram traduzidas para uma linguagem mais clara e objetiva, com foco no Ensino Médio. Ilustrações e atividades complementares também foram elaboradas visando facilitar o compreendimento dos leitores acerca da ambientação, a qual acontece em três ecossistemas escolhidos com base em seus graus de ligação e sensibilidade aos impactos, e das situações apresentadas ao longo do livro. Dessa forma, tivemos como resultado um livro com cinco capítulos e subcapítulos, que engloba a educação ambiental utilizando-se de problemas reais afim de contextualizar os conteúdos conceituais que devem ser trabalhados à medida que falamos sobre a EA, ao decorrer da história alguns conteúdos atitudinais foram contemplados, como: empatia, companheirismo entre outros buscando gerar mudanças nas ações dos leitores; trazendo personagens representativos de grupos minoritários, e apresentando de maneira leve situações vivenciadas pelos mesmos como forma de conexão com os leitores. O paradidático pode ser inserido dentro de uma sequência didática na qual o professor poderá aplicar em sala de aula, fazendo uso da interdisciplinaridade sendo o livro uma porta de diálogo contínuo entre diferentes disciplinas; o livro quando aceito de maneira satisfatória por todas as partes envolvidas poderá conferir ao aluno o seu local de protagonista, como autor de sua aprendizagem, e o professor como mediador auxiliará o aluno em sua busca por respostas. O livro aqui proposto auxilia no processo de ensino-aprendizagem e provoca interações por parte dos alunos para com o tema, tornando os conhecimentos construídos ao longo do processo mais significativos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48836
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Thalia Carolina Gomes da (versão final).pdf14,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons