Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48835

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorSILVA, Tayná Rafaelle Lopes Pereira da-
dc.date.accessioned2023-01-30T15:37:16Z-
dc.date.available2023-01-30T15:37:16Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.date.submitted2023-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48835-
dc.description.abstractAs mídias digitais são grandes veículos de dispersão de informações, uma vez que mais pessoas buscam, de forma online, maneiras de se manterem informadas sobre qualquer situação, principalmente em um contexto pandêmico. Sabendo disso, a plataforma do Instagram foi escolhida como veículo de informações científicas na tentativa de combater desinformação e fake news devido a quantidade de recursos disponíveis, possibilitando uma maneira fácil e didática de aprender ciências e biologia, na popularização do conhecimento científico e compartilhamento de informações. Essa prática revolucionou o processo de ensino aprendizagem, trazendo consigo, novas estratégias pedagógicas. No trabalho aqui apresentado, foi feitoa uma leitura qualitativa e quantitativa da página no Instagram Uma Dose de Ciência (@umadosedeciencia_), fundamentada na análise de conteúdo proposta pela professora Laurence Bardin. Tendo como objetivo principal, analisar o perfil “Uma dose de Ciência” como ambiente de socialização de conceitos e informações científicas e seu potencial pedagógico. Para isso, cada publicação foi categorizada de acordo com os eixos de ciências da natureza e as 10 competências gerais da BNCC, tomando para cada categoria uma publicação exemplificativa. Os resultados mostrados, evidenciam a importância da educação na mídia e para obtê-los foi consultado recurso insights geral e os insights de cada publicação do perfil que a própria plataforma fornece em perfis profissionais, empresariais e/ou pessoais, obtendo informações dos seguidores e engajamento da página.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação midiáticapt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleO Instagram como uma ferramenta de popularização das Ciências da Natureza: Um estudo de caso descritivo a partir do perfil “Uma Dose de Ciência’’pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxDigital media are great vehicles for information dispersion, as more people look online for ways to stay informed about any situation, especially in a pandemic context. Knowing this, the Instagram platform was chosen as a vehicle for scientific information in an attempt to combat misinformation and fake news due to the amount of resources available, enabling an easy and didactic way to learn science and biology, popularizing scientific knowledge and sharing information. This practice revolutionized the teaching-learning process, bringing with it new pedagogical strategies. In the work presented here, a qualitative and quantitative reading was made of the Instagram page Uma Dose de Ciência (@umadosedeciencia_), based on the content analysis proposed by the teacher, Laurence Bardin. The main objective is to analyze the profile “A dose of Science” as an environment for the socialization of scientific concepts and information and its pedagogical potential. For this, each publication was categorized according to the axes of natural sciences and the 10 general competences of the BNCC, taking an exemplary publication for each category. The results shown show the importance of media education and to obtain them, a general insights resource and the insights of each profile publication that the platform itself provides in professional, business and/or personal profiles were consulted, obtaining information from followers and engagement. from page.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Tayná Rafaelle Lopes Pereira da.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons