Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48828
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | CABRAL, Luan Antônio dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T13:40:02Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T13:40:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48828 | - |
dc.description.abstract | A Zoologia vem sendo ministrada, na maioria das escolas, com um ensino conteudista, fragmentado e pouco contextualizado, aliado a aulas tradicionais e puramente expositivas. Entretanto há inúmeras possibilidades que podem diversificar este ensino tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativos e prazeroso, tais estratégias podem ser encontradas em diferentes meios de divulgação. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é avaliar as estratégias didáticas utilizadas no ensino da Zoologia (ensino fundamental) por meio dos trabalhos publicados nos anais do ENEBIO (2005 – 2021) e CONEDU (2014 – 2020) referentes a temática. Os anais de cada edição foram localizados na página oficial dos eventos, com o intuito de verificar como o ensino de Zoologia foi abordado e seus enfoques. Observamos a ocorrência dos nove filos abordados nos parâmetros curriculares nacionais nos trabalhos analisados e verificamos que prevalece um ensino descritivo, pouco contextualizado e pouco atrelado ao ensino investigativo, com predominância de estratégias desenvolvidas em escolas da zona urbana. Muitos recursos didáticos têm sido utilizados para abordagem do conteúdo, tais como jogos didáticos, modelos, exposições, filmes e observação de organismos. Dessa forma, concluímos que aliados a utilização dos diversos recursos propostos, é necessário que os professores se apropriem de metodologias que possibilitem um processo de ensino aprendizagem mais significativo, como a contextualização e o método investigativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico das estratégias didáticas voltadas ao ensino da zoologia no ensino básico divulgadas pelos eventos de educação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8260346552971921 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Zoology has been taught, in most schools, with a content teaching, fragmented and little contextualized, combined with traditional and purely expository classes. However, there are numerous possibilities that can diversify this teaching, making the teaching and learning process more meaningful and enjoyable, such strategies can be found in different means of dissemination. Thus, the objective of this work is to evaluate the didactic strategies used in the teaching of Zoology (elementary school) through the works published in the annals of ENEBIO (2005 - 2021) and CONEDU (2014 - 2020) regarding the theme. The annals of each edition were located on the official page of the events, in order to verify how the teaching of Zoology was approached and its approaches. We observed the occurrence of the nine phyla addressed in the national curricular parameters in the analyzed works and we verified that a descriptive teaching prevails, little contextualized and little linked to investigative teaching, with a predominance of strategies developed in schools in the urban area. Many teaching resources have been used to approach the content, such as educational games, models, exhibitions, films and observation of organisms. In this way, we conclude that together with the use of the various proposed resources, it is necessary for teachers to appropriate methodologies that enable a more significant teaching-learning process, such as contextualization and the investigative method. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cabral, Luan Antônio dos Santos Cabral..pdf | 743,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons