Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48823

Compartilhe esta página

Título: O filo cnidaria em livros didáticos de biologia: uma abordagem sobre educação e saúde á luz imagética
Autor(es): SOUZA, Harlan Felix de
Palavras-chave: Cnidarios; Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Livro didático
Data do documento: 5-Mai-2022
Abstract: A pesquisa teve como objetivo analisar as imagens fotográficas e textos acessórios relacionados a estas imagens acerca do conteúdo do Filo Cnidaria em Livros Didáticos de Biologia numa relação com a educação em saúde. Entendendo o livro didático como a principal ferramenta utilizada na práxis do ensino nas escolas é importante observar como esses livros são apresentados imageticamente e os contextos que oportunizam para uma educação em saúde. No âmbito da biologia, os cnidários representam um grupo de animais peçonhentos que possuem evidente importância médica em nosso país, sendo a fotografia um recurso potencializador que proporcionar concepções importantes para a formação social dos sujeitos, cujas imagens podem estabelecer uma educação em saúde sobre esses organismos, principalmente as espécies e a profilaxia, evitando acidentes aos banhistas. A abordagem qualitativa e descritiva, mediada pela análise bartheriana, demonstrou que os livros apresentam poucas fotografias sobre esses organismos e estabelecendo conexões entre texto e imagem de cnidários apenas de cunho morfológico, com raras pontuações sobre os acidentes, necessitando de maiores ênfases acerca das principais espécies, causas e efeitos potenciais, ações preventivas e cuidados necessários contra as queimaduras aos banhistas, além de estimular as questões ecológicas para com esses animais. É importante mudanças nas perspectivas de apresentação tanto gráfica quanto textual desse grupo, evidenciando a falta de abordagens e contextos de saúde que de fato possam informar e sensibilizar estudantes sobre esses organismos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48823
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza, Harlan Felix de.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons