Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48823

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSOUZA, Harlan Felix de-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:37:39Z-
dc.date.available2023-01-30T13:37:39Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.date.submitted2023-01-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48823-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar as imagens fotográficas e textos acessórios relacionados a estas imagens acerca do conteúdo do Filo Cnidaria em Livros Didáticos de Biologia numa relação com a educação em saúde. Entendendo o livro didático como a principal ferramenta utilizada na práxis do ensino nas escolas é importante observar como esses livros são apresentados imageticamente e os contextos que oportunizam para uma educação em saúde. No âmbito da biologia, os cnidários representam um grupo de animais peçonhentos que possuem evidente importância médica em nosso país, sendo a fotografia um recurso potencializador que proporcionar concepções importantes para a formação social dos sujeitos, cujas imagens podem estabelecer uma educação em saúde sobre esses organismos, principalmente as espécies e a profilaxia, evitando acidentes aos banhistas. A abordagem qualitativa e descritiva, mediada pela análise bartheriana, demonstrou que os livros apresentam poucas fotografias sobre esses organismos e estabelecendo conexões entre texto e imagem de cnidários apenas de cunho morfológico, com raras pontuações sobre os acidentes, necessitando de maiores ênfases acerca das principais espécies, causas e efeitos potenciais, ações preventivas e cuidados necessários contra as queimaduras aos banhistas, além de estimular as questões ecológicas para com esses animais. É importante mudanças nas perspectivas de apresentação tanto gráfica quanto textual desse grupo, evidenciando a falta de abordagens e contextos de saúde que de fato possam informar e sensibilizar estudantes sobre esses organismos.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCnidariospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleO filo cnidaria em livros didáticos de biologia: uma abordagem sobre educação e saúde á luz imagéticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4643557895828785pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the photographic images and accessory texts related to these images about the content of the Phylum Cnidaria in Biology Textbooks in a relationship with health education. Understanding the textbook as the main tool used in the praxis of teaching in schools, it is important to observe how these books are presented in images and the contexts that provide opportunities for health education. In the field of biology, cnidarians represent a group of venomous animals that have evident medical importance in our country, and photography is a potentiating resource that provides important concepts for the social formation of subjects, whose images can establish health education about these organisms, mainly species and prophylaxis, avoiding accidents to bathers. The qualitative and descriptive approach, mediated by the Bartherian analysis, showed that the books present few photographs about these organisms and establishing connections between text and image of cnidarians only of a morphological nature, with rare punctuation on the accidents, requiring greater emphasis on the main species, potential causes and effects, preventive actions and necessary care against burns for bathers, in addition to stimulating ecological issues with these animals. It is important to change the perspectives of both graphic and textual presentation of this group, highlighting the lack of approaches and health contexts that can actually inform and sensitize students about these organisms.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza, Harlan Felix de.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons