Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48793

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Neferson Barbosa da Silva-
dc.contributor.authorBARBOSA, Élida Priscila de Lima-
dc.date.accessioned2023-01-27T12:24:53Z-
dc.date.available2023-01-27T12:24:53Z-
dc.date.issued2022-05-17-
dc.date.submitted2023-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48793-
dc.description.abstractEste trabalho se insere no âmbito da formação de professores na licenciatura de Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva. Apresenta como objetivo geral, analisar o processo de formação dos licenciandos em Ciências Biológicas do CAV/UFPE para atuar na Educação Básica na perspectiva da Educação Inclusiva a partir das produções dos trabalhos de conclusão de curso. Nossa problematização surge a partir da inquietação sobre como ocorre o processo de formação dos licenciandos em Ciências Biológicas no Centro Acadêmico de Vitória para atuar em uma prática pedagógica inclusiva envolvendo alunos com deficiência? Em nossa metodologia adotamos uma pesquisa qualitativa que se preocupa com a interpretação e a compreensão dos fenômenos a partir de inferências e reflexões. Como conclusões destacamos que a partir das discussões e análise apresentadas podemos pontuar que o curso de licenciatura em Ciências Biológicas no CAV precisa de uma reestruturação de disciplinas que promovam debates e estudos sobre práticas pedagógicas que promovam inclusão nas aulas de Ciências e Biologia.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleFormação de professores de ciências biológicas na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre as produções do CAV/UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Maria Zélia-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9990071374729795pt_BR
dc.description.abstractxThis work is part of the training of teachers in the degree of Biological Sciences from the perspective of Inclusive Education. Its general objective is to analyze the training process of undergraduates in Biological Sciences at CAV/UFPE to work in Basic Education from the perspective of Inclusive Education based on the productions of course completion works. Our problematization arises from the concern about how the training process of Biological Sciences undergraduates at the Academic Center of Vitória occurs to act in an inclusive pedagogical practice involving students with disabilities? In our methodology, we adopted a qualitative research that is concerned with the interpretation and understanding of phenomena from inferences and reflections. As conclusions we highlight that from the discussions and analysis presented we can point out that the degree course in Biological Sciences at CAV needs a restructuring of disciplines that promote debates and studies on pedagogical practices that promote inclusion in Science and Biology classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Barbosa, Élida Priscila de Lima.pdf832,32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons