Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48769
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Alessandra Maria dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marcos Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T14:19:44Z | - |
dc.date.available | 2023-01-26T14:19:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48769 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise documental, utilizando-se do método qualitativo sobre a legislação educacional no âmbito Nacional e no Estado de Pernambuco, referente ao período de pandemia da Covid-19, aos alunos (as) que são público alvo da educação especial, matriculados (as) na educação básica das escolas públicas. Para coleta e análise dos dados, foram levados em consideração, os documentos publicados entre o período de março de 2020, momento que as aulas presenciais foram suspensas, até dezembro de 2021, com as consolidações dos formatos de aulas remotas e híbridas. Neste sentido, analisaremos Leis e artigos de publicação Internacional e Nacional sobre os principais desafios enfrentados quanto às infraestruturas escolar e tecnológica, formação de professores e, sobretudo, quanto ao atendimento educacional às pessoas com deficiências. Como resultado da pesquisa, constatou-se que o Poder Público necessita garantir o Direito à Educação com o atendimento integral aos estudantes da educação especial, pois ficou evidente, que nesse período pandêmico, continuaram marginalizados, com seus direitos negados pela falta de comprometimento do Estado, em oferecer as condições mínimas, dentre eles, recursos financeiros para aplicação em formações de professores e compras de materiais digitais para efetivação da garantia do direito a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Análise documental da legislação brasileira quanto ao direito à educação de pessoas com deficiência e seu atendimento no período de pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5199966238066530 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to carry out a Documentary Analysis, using the qualitative method on educational legislation at the national level and in the State of Pernambuco, referring to the period of the Covid-19 pandemic of students who are the target audience of education. especially, enrolled in basic education in public schools. For data analysis collection, documents published between March 2020, when in-person classes were suspended, until December 2021, with the consolidation of remote and hybrid class formats were taken into account. In this sense, we will analyze Laws and articles published internationally and nationally on the main challenges faced in terms of school and technological infrastructure, teacher training and, above all, in terms of educational assistance to people with disabilities. As a result of the research, it was found that the Public Power needs to guarantee the Right to Education with comprehensive care for special education students, as it was evident that in this pandemic period, they continued to be marginalized, with their rights denied by the lack of State commitment. , in offering the minimum conditions, among them, financial resources for application in teacher training and purchases of digital materials to guarantee the right to learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Marcos Gomes da.pdf | 398,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons