Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48769

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Alessandra Maria dos-
dc.contributor.authorSILVA, Marcos Gomes da-
dc.date.accessioned2023-01-26T14:19:44Z-
dc.date.available2023-01-26T14:19:44Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.date.submitted2023-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48769-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo realizar uma análise documental, utilizando-se do método qualitativo sobre a legislação educacional no âmbito Nacional e no Estado de Pernambuco, referente ao período de pandemia da Covid-19, aos alunos (as) que são público alvo da educação especial, matriculados (as) na educação básica das escolas públicas. Para coleta e análise dos dados, foram levados em consideração, os documentos publicados entre o período de março de 2020, momento que as aulas presenciais foram suspensas, até dezembro de 2021, com as consolidações dos formatos de aulas remotas e híbridas. Neste sentido, analisaremos Leis e artigos de publicação Internacional e Nacional sobre os principais desafios enfrentados quanto às infraestruturas escolar e tecnológica, formação de professores e, sobretudo, quanto ao atendimento educacional às pessoas com deficiências. Como resultado da pesquisa, constatou-se que o Poder Público necessita garantir o Direito à Educação com o atendimento integral aos estudantes da educação especial, pois ficou evidente, que nesse período pandêmico, continuaram marginalizados, com seus direitos negados pela falta de comprometimento do Estado, em oferecer as condições mínimas, dentre eles, recursos financeiros para aplicação em formações de professores e compras de materiais digitais para efetivação da garantia do direito a aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleAnálise documental da legislação brasileira quanto ao direito à educação de pessoas com deficiência e seu atendimento no período de pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5199966238066530pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to carry out a Documentary Analysis, using the qualitative method on educational legislation at the national level and in the State of Pernambuco, referring to the period of the Covid-19 pandemic of students who are the target audience of education. especially, enrolled in basic education in public schools. For data analysis collection, documents published between March 2020, when in-person classes were suspended, until December 2021, with the consolidation of remote and hybrid class formats were taken into account. In this sense, we will analyze Laws and articles published internationally and nationally on the main challenges faced in terms of school and technological infrastructure, teacher training and, above all, in terms of educational assistance to people with disabilities. As a result of the research, it was found that the Public Power needs to guarantee the Right to Education with comprehensive care for special education students, as it was evident that in this pandemic period, they continued to be marginalized, with their rights denied by the lack of State commitment. , in offering the minimum conditions, among them, financial resources for application in teacher training and purchases of digital materials to guarantee the right to learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Marcos Gomes da.pdf398,83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons