Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48763

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVALENÇA, Karina-
dc.contributor.authorSOARES, Natália Marques da Silva-
dc.date.accessioned2023-01-26T12:22:53Z-
dc.date.available2023-01-26T12:22:53Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.citationSOARES, Natália Marques da Silva. Barbie negra: intersecções entre mídia, raça e gênero nas narrativas de professoras negras. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48763-
dc.descriptionVALENÇA, Karina também é conhecida em citações bibliográficas por: ALVES, Karina Mirian da Cruz Valençapt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o processo de construção da pesquisa que objetiva investigar e analisar de que forma a mídia interpela a construção da identidade de professoras negras e como essa influência reverbera ao pensar a sua práxis educativa. Baseada em autores/as que discutem as temáticas de gênero, raça, mídia e educação, a pesquisa dedica-se a conhecer as implicações da mídia no que se refere às questões étnico-raciais e de gênero na educação, questionando: de que forma professoras negras foram (e são) afetadas por agenciamentos da mídia na construção de suas identidades? Para tanto, utilizamos como referências Neusa Santos Souza, Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, Grada Kilomba, Silvio Almeida, dentre outras, para subsidiar a discussão aqui proposta. Buscamos problematizar os processos de construção identitária da população negra ao narrar a história de três professoras negras dos anos iniciais da rede pública da Grande Recife por meio de entrevistas narrativas. Em virtude da pandemia causada pela COVID-19, as entrevistas aconteceram virtualmente, via plataforma Zoom, durante o mês de março de 2021. As narrativas que se desenvolveram a partir das entrevistas foram reunidas sob três temas centrais: Formação identitária; Impactos da mídia na construção da subjetividade; e Marcas do racismo na infância, adolescência e vida adulta. O que mais se destacou das narrativas foi a forma como o racismo atravessou e atravessa as suas vidas, impactando na formação de suas identidades, na construção de suas subjetividades e, sobretudo, nas relações sociais que estabelecem. Salientamos, ainda, as dificuldades e problemáticas enfrentadas pelas professoras em sua vivência docente sala de aula, principalmente durante a pandemia. Compreendendo que as relações étnico-raciais são construções culturais, a construção desta pesquisa se dedicou a estabelecer intersecções mídia, raça e gênero, vislumbrando fornecer elementos para o fortalecimento da cultura e identidade da população negra em nosso país.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulheres Negraspt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleBarbie negra : intersecções entre mídia, raça e gênero nas narrativas de professoras negraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7974077335185738pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9046120983357719pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation presents the research construction process that aims to investigate and analyze how the media challenges the construction of the identity of black teachers and how this influence reverberates when thinking about their educational praxis. Based on authors who discuss the themes of gender, race, media and education, the research is dedicated to knowing the implications of the media in terms of ethnic-racial and gender issues in education, questioning: how were (and are) black teachers affected by media agencies in the construction of their identities? For that, we used as references Neusa Santos Souza, Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, Grada Kilomba, Silvio Almeida, among others, to support the discussion proposed here. We sought to problematize the processes of identity construction of the black population by narrating the story of three black teachers from the early years of the public school system in Greater Recife through narrative interviews. Due to the pandemic caused by COVID-19, the interviews took place virtually, via the Zoom platform, during the month of March 2021. The narratives that developed from the interviews were gathered under three central themes: Identity formation; Media impacts on the construction of subjectivity; and Marks of racism in childhood, adolescence and adulthood. What stood out most from the narratives was the way racism crossed and crosses their lives, impacting on the formation of their identities, on the construction of their subjectivities and, above all, on the social relationships they establish. We also emphasized the difficulties and problems faced by teachers in their classroom teaching experience, especially during the pandemic. Understanding that ethnic-racial relationships are cultural constructions, the construction of this research was dedicated to establishing intersections of media, race and gender, aiming to provide elements for the strengthening of the culture and identity of the black population in our country.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Natália Marques da Silva Soares.pdf870,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons